O que NÃO é inovação
A era digital encurtou o ciclo de mudanças e a inovação agora é mandatória
Vivemos a era do conhecimento e o cliente/cidadão já usufrui das muitas vantagens da transformação digital:
a) De resolver as coisas sozinho com autosserviço, a qualquer hora e de qualquer lugar e sem precisar falar com ninguém;
b) De não precisar perder nem tempo e nem dinheiro com deslocamentos desnecessários;
c) De não ficar falando com estranhos ao telefone, tendo que contar longas histórias;
d) De ter acesso em tempo real aos seus dados sem pedir nada a ninguém.
As organizações inteligentes já proporcionam tais comodidades ao seu cliente: os bancos digitais, por exemplo.
Um atendimento físico presencial ou remoto por telefone ou vídeo só ocorre na exceção.
A regra é o autoatendimento e o autosserviço.
De outro lado, as organizações menos inteligentes ainda estão aferradas ao seu passado pré-internet.
Principalmente o serviço público, que por natureza não tem concorrência e opera em regime de monopólio.
por Joel Solon Farias Azevedo
Fundador da ProValore
O que NÃO é inovação
Muitas organizações têm tratado a inovação com departamentos com salas coloridas e com desenhos na parede.
Chamam de laboratórios, mas experimentam muito pouco. Arriscam menos ainda.
Escolhem a pessoas sem o perfil de mudança e não dão autonomia e nem recursos para criar ou reinventar.
Muitas organizações têm bancos de boas práticas.
Em realidade, ficam esperando as outras fazerem as coisas pra depois copiar.
Muitas organizações têm bancos de ideias.
Fazem eventos como o dia da inovação e premiam a melhor ideia, que depois fica esquecida ou não é implementada no timing correto.
Muitas organizações estão se enganando com um mínimo, quase nada mesmo, em termos de automação e transformação digital.
Fazem robozinhos que automatizam procedimentos manuais simples, repetitivos e previsíveis e lhe dão um nome pomposo.
E pior, acreditam que estão fazendo transformação digital.
A automação de procedimentos simples e repetitivos remete ao pós-guerra e nasceu junto com o computador.
Imagine se a sua conta de luz ou a sua fatura do cartão fosse fechada manualmente, uma a uma, até hoje?
O que pode resultar em inovação
A organização que precisa sair da cultura do fingimento e migrar para a cultura de orientação à mudança precisa atentar para alguns pontos determinantes:
a) Definir e segregar estrutura, pessoas, conhecimento e orçamento para a mudança e transformação digital;
b) Responsabilizar pessoas pela gestão da mudança, na governança e na área de tecnologia;
c) Garantir que as pessoas que vão trabalhar na inovação tenham o perfil adequado e a autonomia para experimentar, com o direito de errar;
d) Elevar a capacidade de gestão de dados e ser capaz de estimar tendências e oportunidades nos cenários externos e internos à organização;
e) Elevar a capacidade de gerir o valor entregue nos produtos e serviços, muito além da visão operacional;
f) Ter humildade suficiente para ouvir o cliente/cidadão, entender os seus problemas, sentir as suas dores e trabalhar nas melhores soluções;
g) Selecionar, investir, desenvolver e reconhecer os talentos realmente orientados à mudança;
h) Garantir que as lideranças sejam orientadas à mudança e ao futuro e não apenas à preservação do passado no presente;
i) Melhorar a alocação das pessoas em função do perfil e colocar os criativos e experimentadores na liderança e à frente da mudança;
j) Manter as pessoas com perfil operacional atuando nos processos previsíveis e repetitivos;
k) Rever os processos de trabalho com foco na simplificação e automação;
l) Empoderar as pessoas que atuam no atendimento e contato direto com o cliente/cidadão para a resolução de problemas com autonomia;
m) Praticar remuneração e benefícios variáveis que reconheçam as equipes e pessoas que mais contribuem para os resultados e para a sustentabilidade da organização no futuro.
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