Artigos

trabalho em equipe

Qual a diferença entre líder e chefe e a importância de saber disso

Para muitas pessoas, a diferença entre líder e chefe é inexistente ou até mesmo muito pequena. O próprio dicionário ajuda a causar essa confusão, pois traz os dois termos como sinônimos.No entanto, você sabia que, se no dia a dia o uso das palavras pode até ser parecido, no ambiente corporativo existe uma grande diferença…

comunicação eficaz

Liderança: os pilares para a criação de confiança mútua

por Maria Angelica Castellani, em mundopm.com.br O grau de confiança entre duas pessoas ou mais, é determinado pela capacidade que elas têm de prever o comportamento uma da outra, dentro de uma nação. Tem como base experiências passadas que corrobora um padrão esperado, valores compartilhados percebidos como compatíveis. Também é “a expectativa que nasce no seio…

competitividade

As dez causas mais comuns de fracasso em projetos

por Joel Solon Farias de Azevedo, PMP, CBPP Projeto é uma intervenção na realidade para melhorá-la, realizado por pessoas e com objetivos e recursos específicos num determinado tempo. Simples, não? De jeito nenhum. Aparentemente sim, mas o gerenciamento de projetos esconde diversas armadilhas para os mais novos, menos experientes ou mais afoitos. Gestores de processos…

trabalho híbrido

A importância dos sistemas de gestão ao criar uma cultura de trabalho híbrido

Os sistemas de gestão reforçam os pontos mais valorizados pela empresa. Ao adotar o trabalho híbrido, é preciso entender as funcionalidades de cada sistema e planejar adaptações necessárias Original de Liliane Moura na revistahsm.com.br Nos últimos dois anos, o home office deixou de ser algo limitado a um grupo seleto de trabalhadores. Mas, ao contrário…

semana de quatro dias

As pessoas estão amando o maior teste de quatro dias da semana de trabalho do mundo

Três meses e meio atrás, o maior teste de quatro dias de semana de trabalho do mundo até hoje começou no Reino Unido. Mais de 3.300 funcionários de 70 empresas diferentes – incluindo desde grandes corporações a pequenos bares de bairro – começaram a receber 100% de seu salário por trabalhar 80% de sua agenda…

piloto automático

4 Principais usos da IA no Gerenciamento de Projetos

Os gerentes de projeto estão sob pressão persistente para conciliar várias tarefas e lidar com prioridades concorrentes. Hoje, quando estão em constante busca por ajuda, o papel da inteligência artificial no gerenciamento de projetos não pode passar despercebido. Apenas pense nisso. Você delega algumas partes do trabalho ao seu assistente inteligente que pode analisar grandes…