Quando a recompensa por um bom trabalho é ainda mais trabalho
Profissionais de alto desempenho às vezes são “punidos” com mais trabalho.
Veja como evitar que demandas extras virem um fardo na sua vida.
Original de Tracy Brower em fastcompanybrasil
Imagine que alguém está subindo na carreira, apresentando um desempenho brilhante e vendo sua credibilidade aumentar a cada dia. No meio de toda essa boa fase, porém, pode haver um lado negativo: se a pessoa é muito eficaz, ela recebe ainda mais trabalho.
Quando a recompensa por um trabalho bem-feito é mais trabalho, fica parecendo mais uma punição do que uma vantagem. Alguns chamam esse fenômeno de “ganho de responsabilidades sem promoção” – ou, como dizem em inglês, “quiet promoting”.
Infelizmente, muitos líderes cometem o erro de sobrecarregar os melhores funcionários.
Como, então, lidar com isso e estabelecer limites, dizendo “não” sem prejudicar a carreira?
Dá para enfrentar esse desafio de duas maneiras. Pode haver momentos em que será preciso mesmo aceitar fazer o trabalho extra. Mas, em outras circunstâncias, pode ser que você queira dizer não – e será preferível encontrar maneiras de recusar com elegância.
A seguir, algumas abordagens que podem ser adotadas:
Assuma o trabalho extra
Você pode aceitar o trabalho a mais e se sentir motivado com isso. Esse costuma se o caso quando percebemos que uma tarefa extra contribui para nossa credibilidade e ajuda a demonstrar comprometimento. Lembre-se de que você está aprimorando sua marca pessoal e que a ideia é que todo esse esforço leve a uma promoção e compense a longo prazo.
Alguns chamam esse fenômeno de “ganho de responsabilidades sem promoção” – ou, como dizem em inglês, “quiet promoting”.
Também há momentos em que você acaba acatando o trabalho adicional porque é mais fácil dizer sim do que não. Às vezes, é menos desgastante simplesmente executar uma tarefa do que perder tempo negociando, discutindo, redefinindo o escopo de um projeto.
Pode haver, ainda, situações em que é mais fácil fazer algo você mesmo, sozinho, do que ter que inteirar alguém do assunto, esperar pelo trabalho dessa pessoa ficar pronto e depois ainda editar. É completamente compreensível assumir mais trabalho por motivos como esses.
Valorize a transparência
Você também pode passar por situações em que precisa, de fato, dizer não. Isso pode ser difícil para quem está em início de carreira ou buscando a aprovação de pessoas que têm poder sobre seu progresso. Mas você também pode usar seus pontos fortes para gerenciar essa dinâmica.
Se quiser dizer não a um trabalho extra, é preferível encontrar maneiras de recusar com elegância.
A primeira coisa é tomar medidas para garantir que seu trabalho seja visto e reconhecido. Encontre maneiras de manter todos atualizados sobre o seu trabalho, para que seu chefe consiga ver não apenas os seus resultados, mas também as etapas vencidas e o trabalho que deu para chegar lá. É uma forma de dar transparência ao seu tempo e esforços.
Se seu chefe pedir um projeto adicional, você pode listar todas as mudanças que precisará fazer na sua agenda. Por exemplo, em vez de dizer “não” logo de cara, deixe claro que não vai conseguir se envolver na nova tarefa logo de cara, mas que pode resolvê-la no futuro, assim que possível.
Ou, então, responda propondo um alívio por outro lado: você aceita assumir o novo projeto, mas só se puder deixar outro de lado enquanto isso.
Além disso, considere delegar e envolver seus colegas. Você pode ajudar a si mesmo e aos outros sugerindo como treinar e trazer mais membros da equipe para o projeto. Envolver outras pessoas, treiná-las e reconhecer sua colaboração pode ajudá-lo a partilhar o sucesso – e as responsabilidades.
Priorize aquilo com o que você mais se importa
Outra maneira de lidar com o excesso de trabalho decorrente do bom desempenho é antecipar-se às iniciativas que seu chefe está atribuindo, assumindo responsabilidades que sejam mais significativas para você.
Envolver outras pessoas no projeto pode ajudar a dividir as responsabilidades.
Se ficar atento aos esforços de alta prioridade da empresa, poderá se candidatar para contribuir com algo que seja do seu interesse. Se é para trabalhar mais, que seja com coisas que são suas próprias escolhas.
Deixe seu chefe ciente de sobre seus interesses e sobre como deseja se desenvolver. Seja claro sobre as habilidades que acredita possuir e aquelas que deseja aprimorar. Esse tipo de informação guiará a escolha de suas atribuições, para que elas sejam as melhores para você e para a organização.
Tente se reunir com seu superior com frequência, para compartilhar informações sobre o que está funcionando bem e onde precisa de mais ajuda ou suporte. Fazendo isso, você conseguirá sinalizar sobre a carga excessiva de trabalho sem precisar convocar uma reunião especial.
Felizmente, os benefícios de ter um bom desempenho costumam superar as desvantagens. Entregar um ótimo trabalho é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua carreira.
Enquanto isso, ajuste suas habilidades de gerenciamento de tempo, comunicação e priorização, para garantir que os projetos atribuídos a você tragam não a sensação de castigo, mas de dever cumprido.
Cursos relacionados:
Desenvolvimento Gerencial
Liderança e Gestão de Pessoas
Negociação e Gestão de Conflitos
Governança da Gestão de Pessoas
Dimensionamento da Força de Trabalho – DFT
Meritocracia e Reconhecimento
Gestão por Competências
Conte com a ProValore para melhorar os processos de gestão da sua organização
Cadastre-se em nosso informativo e receba o eBook Planejamento Estratégico para a Transformação em 2025