Artigos

comunicação eficaz

5 dicas simples de sucesso na gestão de projetos

Gerir projetos é uma arte. Por Joel Solon Farias Azevedo, diretor da ProValore O problema A grande maioria das organizações são hierárquicas e com estruturas verticalizadas e operacionais. Consequentemente, insistem em tocar seus projetos com gerente com pouca autoridade ou com cargo acumulado e equipe formada a partir de critérios técnicos.Pior ainda, muitas organizações ainda…

reunião remota híbrida

O Business Case – Caso de Negócio/ Análise de Viabilidade

em tenstep.com.br É muito difícil de comparar e priorizar os projetos de diferentes tipos em um Portfólio. Como podemos comparar facilmente os projetos do departamento financeiro com os projetos do departamento de vendas, os projetos do departamento de RH com os do departamento de TI? Todos os projetos envolvem algum benefício, mas não é fácil…

Agilidade

Metodologias ágeis: Ágile, Lean e Design Thinking

O que são metodologias ágeis? Trabalhar no desenvolvimento de projetos de forma rápida, flexível e adaptável é o que propõem as metodologias ágeis. Diferentemente do modelo de gestão tradicional de projetos, no qual os produtos são desenvolvidos em escopos muito bem definidos, as metodologias ágeis possibilitam que as equipes envolvidas nos processos consigam lidar com…

transformação digital

Dívida técnica: como lidar com esse passivo

Apesar de considerada inerente aos negócios, se não gerenciada, a dívida técnica pode minar a competitividade da organização. A transformação digital tem impulsionado organizações a implementar soluções tecnológicas fantásticas. Mas a um custo muitas vezes alto, que se chama dívida técnica.   Inicialmente, a dívida técnica é um resíduo inevitável, causado, de certa forma, naturalmente ou até propositalmente…

liderança despreparada

10 frases que líderes medíocres adoram dizer

em www.administradores.com.br Muitas pessoas confundem liderança com chefia. Enquanto há pessoas que já nascem com o espírito de liderança, há outras que adquirem, com o tempo, principalmente após ingressarem no mercado de trabalho, características comuns em líderes. Porém, há também aquelas que exercem cargos de gerência sem o devido preparo. Baseado em um artigo da Forbes,…

prontidão de competencias

Prontidão estratégica (2): o capital humano

por Murilo Pinto, em cnj.jus.br/estrategia O capital humano envolve as habilidades, o talento e o conhecimento dos funcionários. Para se medir este aspecto da prontidão estratégica, afirmam Kaplan e Norton, é preciso saber se os membros da equipe“possuem a habilidade certa na medida certa para realizar os processos internos críticos do mapa estratégico”. Eles propõem,…