Artigos

desenvolvimento de pessoas

35 competências essenciais para avaliação de desempenho e recrutamento

Na gestão estratégica de recursos humanos, a gestão por competências vem apoiando diversas organizações na orientação de seus esforços para planejar, captar, avaliar e desenvolver as pessoas. Essencialmente, as competências são um grupo de habilidades, conhecimentos e atitudes que os colaboradores precisam para realizar seu trabalho de forma eficaz. Competências podem variar entre diferentes indústrias…

Agilidade

Falta de tempo ou desculpa?

“Quem quer faz, quem não quer arruma uma desculpa”. É com essa frase que o consultor Christian Barbosa, especialista em gestão do tempo, define aqueles que sempre encontram uma justificava para ações não realizadas. Seja adiar o projeto de melhorar a fluência no inglês ou aquele antigo sonho de entrar na academia. Será mesmo que…

celebração sucesso

Gerenciando os riscos do projeto com a matriz de probabilidade e impacto

por www.danielettinger.com. “Risco é um evento ou uma condição incerta, que se ocorrer, tem um efeito em pelo menos um objetivo do projeto” (PMBOK, 2008). Entende-se por objetivos do projeto as áreas de escopo, cronograma, custo e qualidade. Essas podem ser afetadas negativamente ou positivamente, a depender da natureza do risco. Achou estranho? Um risco…

objetivos desenvolvimento sustentável onu

ESG na Gestão Pública

A necessidade da transformação digital, de rever processos e estratégias são tópicos que a pandemia reforçou dentro da administração pública e nas Relações Governamentais como um todo, bem como o tema do desenvolvimento sustentável, que já se faz presente na agenda pública mesmo com poucos avanços aparentes, assim como os ideais expressos pelo acrônimo ESG,…

burocracia inútil

Max Weber e o significado de burocracia

Nas últimas décadas, no Brasil e no mundo, o termo burocracia adquiriu fortes conotações negativas. É popularmente usado para indicar a proliferação de normas e regulamentos que tornam ineficientes as organizações administrativas públicas, bem como corporações e empresas privadas. Mas, este conceito, em diferentes períodos históricos, já possuiu outros significados. O termo “burocracia” surgiu na…

diferença governança e gestão

O que é governança pública organizacional, iGG e iESGo

Qual a diferença entre governança e gestão? Enquanto a governança é a função direcionadora, a gestão é a função realizadora.Algo como a analogia entre os poderes legislativo e o poder executivo. Enquanto a governança é responsável por estabelecer a direção a ser tomada, com fundamento em evidências e levando em conta os interesses da sociedade…