4 Principais usos da IA no Gerenciamento de Projetos
Os gerentes de projeto estão sob pressão persistente para conciliar várias tarefas e lidar com prioridades concorrentes. Hoje, quando estão em constante busca por ajuda, o papel da inteligência artificial no gerenciamento de projetos não pode passar despercebido.
Apenas pense nisso.
Você delega algumas partes do trabalho ao seu assistente inteligente que pode analisar grandes quantidades de dados, encontrar padrões, aprender com eles e fazer previsões super rápidas – sem nunca reclamar de cansaço!
Não é ficção científica. É uma tendência em evolução global.
Por Mario H Trentim no LinkedIn
Uma pesquisa recente da McKinsey indica que em 2021, cinquenta e seis por cento dos entrevistados já adotaram inteligência artificial (IA) em pelo menos uma função de seus negócios.
Além disso, estima-se que software, hardware e serviços de IA cresçam ano após ano. De acordo com a IDC (International Data Corporation), receitas mundiais para o mercado de IA estão previstos para atingir a marca de US $ 500 bilhões até 2024.
Espere. Você acabou de pensar que é apenas sobre empresas de tecnologia? Absolutamente não.
A indústria de inteligência artificial já determina como os projetos são gerenciados em todos os domínios e campos de negócios possíveis.
No campo da construção, por exemplo, a IA é usada para monitorar erros de projetos, automatizar o planejamento, identificar ineficiências de documentação e realizar inspeções no local. As empresas de mídia e telecomunicações, por outro lado, usam IA para oferecer conteúdo direcionado, fornecer experiências mais personalizadas e automatizar suas redações.
A boa notícia para os gerentes de projeto é que hoje os processos são mais rápidos e o hardware é mais barato. Aproveitar a IA, sem dúvida, está se tornando uma jornada empolgante.
No livro “Competing in the Age of AI: Strategy and Leadership When Algorithms and Networks Run the World”, os renomados professores de Harvard, Marco Iansiti e Karim Lakhani, exploram os desafios e oportunidades que surgem com o uso da IA, discutindo particularmente sobre quatro principais usos da tecnologia: automação, parceria estratégica, análise preditiva e assistência inteligente.
Vejamos agora o uso da IA no gerenciamento de projetos e como ela pode potencializar as operações do dia a dia para obter resultados mais inteligentes e lucrativos.
O que é inteligência artificial (IA)?
Inteligência artificial (IA) é a imitação e modelagem de processos cognitivos humanos por sistemas de computador, permitindo que máquinas imitem habilidades humanas (como raciocinar, descobrir significado ou generalizar). A IA analisa conjuntos de dados massivos por meio de algoritmos para identificar recursos, classificar tipos, aprender preferências e prever ações.
Dito de outra forma, a IA trata de entrada e saída; você alimenta a máquina com dados e ela gera resultados para atender a um propósito específico.
O que é inteligência artificial no gerenciamento de projetos?
A IA de gerenciamento de projetos pode ser vista como um sistema incorporado ao processo de gerenciamento de projetos para complementar as atividades humanas. Ele conta com a capacidade de processamento ilimitada do aprendizado de máquina para inferir significado e ajudar nas decisões relacionadas ao projeto.
O papel fundamental da IA no gerenciamento de projetos é agregar valor em diferentes estágios do ciclo de vida do projeto. A IA pode alocar recursos e distribuir tarefas, ajudar a combinar as habilidades e responsabilidades certas com os recursos certos, ajudar no processo de contratação, envolvendo o talento mais competente para o seu projeto.
IA para automação
Pense na IA como um salvador. Está aqui para libertá-lo de tarefas mundanas, baseadas em dados e monótonas.
Os gerentes de projeto estão atolados em muitas tarefas repetitivas e trabalho manual que podem e devem ser automatizados. Quais são algumas das tarefas necessárias, mas de baixo valor? Identifique-os e deixe a IA levá-los para reduzir o trabalho pesado no gerenciamento de projetos.
Ao assumir atividades de trabalho intensivo, a IA libera o tempo dos gerentes de projeto para se concentrar em algo mais criativo, significativo e intelectualmente estimulante. De repente, os gerentes de projeto têm mais tempo para as áreas centrais de seus negócios: gestão de pessoas, visão de projetos, formação de equipes e desenvolvimento de redes.
O mesmo vale para nossas equipes. Os chatbots, por exemplo, podem responder automaticamente aos clientes para que o pessoal de atendimento ao cliente possa se concentrar em lidar com questões mais complexas.
IA como um assistente inteligente
Quais são meus cinco projetos de maior risco agora? Com quais devo me preocupar? Você não precisa vasculhar dezenas de listas e planilhas para encontrar respostas para as perguntas. Você simplesmente tem que perguntar, e a resposta será fornecida em nenhum momento.
Considere o seguinte cenário.
Seu projeto foi adiado. Você precisa iniciá-lo no próximo mês, e não neste mês. Os algoritmos orientados por IA recebem a tarefa de mudar seus recursos e reorganizá-los para o próximo mês. E pronto – o novo plano está pronto com um único comando! Agora você pode usar IA para facilitar e centralizar processos. Organize o cronograma para sua equipe de maneira ideal, para que a carga de trabalho seja distribuída de maneira justa, sem nenhum impacto no cronograma do projeto.
IA para análise preditiva
A análise preditiva é o uso da IA no gerenciamento de projetos para avaliar o que acontecerá no futuro. Com todo o investimento no mercado de IA, os data pools e data lakes certamente começarão a fornecer insights cada vez mais precisos, permitindo-nos fazer previsões eliminando o erro humano e o viés.
Os insights recebidos por meio da IA podem ser não apenas valiosos, mas também acionáveis. A implantação de seu exército de robôs pode ajudá-lo a obter alertas automáticos e obter informações com precisão sobre-humana. Por exemplo, você pode prever durante determinados eventos que há uma maior probabilidade de interrupção da rede e planejar suas etapas de acordo.
Gerenciamento de risco: A inteligência artificial pode ajudar na modelagem de risco e na compreensão dos limites de risco. Além disso, a IA pode sinalizar sobre riscos negativos e oportunidades positivas. É uma ótima ferramenta para prever os comportamentos das partes interessadas e ajustar suas táticas de gerenciamento de acordo. Assim, com o uso da IA, você capitaliza as oportunidades e mitiga os riscos. Se você almeja uma vantagem estratégica no mercado, você deve ter acesso a maior observabilidade e análise profunda que está um passo à frente de sua concorrência. Padrões e pequenas mudanças às vezes são difíceis para as pessoas observarem, mas fáceis para a IA detectar. Por que não usar uma ferramenta que nunca deixa escapar um detalhe?
AI para parceria estratégica
Os projetos de IA tendem a ter um alcance bastante amplo e é provável que você não trabalhe em IA em um buraco negro isolado. Se você estiver lidando com análise de dados, provavelmente encontrará sistemas que nunca usou antes ou sistemas que não funcionaram antes. Pode haver um desejo de extrair dados de uma plataforma e usá-los em outro lugar, de uma maneira muito diferente.
Esteja preparado para alcançar novas equipes e ampliar o envolvimento de suas partes interessadas, pois o uso da IA no gerenciamento de projetos o forçará a fazer parceria com aqueles que buscam o mesmo caminho de crescimento.
A IA vai substituir os gerentes de projeto?
“Se uma máquina pode tomar todas as decisões para os gerentes de projeto, a IA vai substituí-los?” você pode perguntar, e com razão.
A resposta mais curta é – não.
A IA pode otimizar, mas não criar. A IA pode trabalhar com humanos, mas não pode trabalhar no lugar deles. A IA pode aprender com os padrões do passado, mas é impotente quando se trata de situações novas.
Não importa o quanto a tecnologia evolua, você pode ter certeza de que trabalhos complexos e criativos estão seguros. Criatividade, habilidades sociais e percepção estão fora do domínio da IA.
Como se tornar um gerente de projeto pronto para IA?
Sem dúvida, você enfrentará concorrentes armados com IA mais cedo ou mais tarde. Vamos ver como você pode se preparar.
Colete dados suficientes
Os modelos de IA estão famintos por grandes quantidades de dados. Quanto mais dados você inserir, melhor ficará. Portanto, a falta de dados pode afetar a qualidade da produção e levar a uma previsibilidade tendenciosa.
Começa hoje. Incorpore inteligência artificial em seu processo de gerenciamento de projetos. Se você já fez isso, comece a pesquisar as possibilidades de construir pipelines de fluxo de dados que possam coletar informações.
Diversifique seus dados
A mera coleta de dados não vai ajudar. Você precisa alimentar as máquinas de IA com dados de vários tipos, de inúmeras fontes. Limitar o aprendizado da IA a uma fonte ou base de conhecimento não é uma boa ideia, pois pode levar a lacunas e comprometer os projetos. Um conjunto amplo e diversificado de dados é o que a IA precisa para aprender e retornar com resultados significativos.
Evite a dependência excessiva da IA
À medida que a IA se torna mais sofisticada, as empresas correm o risco de se tornar excessivamente dependentes da tecnologia. O excesso de confiança pode causar problemas quando o algoritmo falha e, pior, quando ninguém percebe que não é preciso.
Portanto, mesmo depois de automatizar determinados processos, você deve treinar sua equipe para executá-los manualmente e levantar alertas sobre a IA caso detectem algo errado.
Pratique a transparência Os clientes estão se tornando cada vez mais conscientes sobre seus dados pessoais e privacidade. Nesse sentido, a transparência é fundamental para manter a confiança de seus clientes. Eles devem estar confiantes sobre como seus dados são coletados e usados. É seu dever ajudar os clientes a entender o raciocínio por trás das soluções baseadas em IA.
Cursos relacionados:
Gestão da Inovação
Transformação Digital
Gestão da Mudança
Gestão de Riscos
Gestão de Indicadores – KPIs
Design Thinking
Gerenciamento de Projetos
Escritório de Projetos – PMO
Mapeamento de Processos
Escritório de Processos – BPMO
Simplificação de Processos
Escritório de Valor – VMO
Conte com a ProValore para melhorar os processos de gestão da sua organização
Cadastre-se em nosso informativo e receba o eBook Planejamento Estratégico para a Transformação em 2025