25 habilidades essenciais de liderança do século XXI
Veja as 25 habilidades (capacidades que podem ser aprendidas, refinadas, cultivadas, melhoradas constantemente) de liderança para o século XXI, segundo James M. Strock:
Este texto é uma adaptação livre da resenha do livro Serve to Lead, de James M. Strock, publicada em https://servetolead.org/25-essential-21st-century-leadership-skills/
A liderança tem algo de continuidade dos modelos anteriores mas tem muita novidade em termos de gerenciamento na era digital. Quer dizer, os princípios persistem, mas a aplicação mudou.
Veja as 25 habilidades (capacidades que podem ser aprendidas, refinadas, cultivadas, melhoradas constantemente) de liderança para o século XXI, segundo James M. Strock:
1. O líder servidor. Na idade da informação, todos, em todos os lugares, estão potencialmente em um relacionamento com você (quer você queira ou não). O líder existe para servir, como já disse James C. Hunt no livro The Servant, livro este que no Brasil teve o título incrivelmente traduzido de forma distorcida para O Monge e o Executivo. O autor, quando soube, não gostou nada disto.
2. O líder encoraja. A coragem e o sacrifício continuam a ser a base da liderança, do serviço. Os níveis mais elevados de serviço e de sacrifício são os elementos vinculativos da liderança efetiva em todos os momentos e lugares. O líder tem que passar o exemplo de coragem assumindo riscos.
3. O líder cultiva relacionamentos. Ganhar vantagem em transações isoladas não pode e não é a base de um modelo de negócios sustentável. Agora, cada negócio é um negócio de relacionamento no tempo.
4. O líder cria valor superior. O valor não se baseia em quanto tempo ou dificuldade você trabalha, ou em suas motivações, ou o que você acha que merece. Baseia-se unicamente no julgamento de seus clientes. Hoje, aqueles que você serve estão habilitados a procurar, comparar e medir o valor como nunca antes.
5. O líder cria valor diferenciado para seus clientes. Numa realidade de capacitação do cliente e comoditização de produtos e serviços, oferecer diferenciação e distinção a seus clientes é fator crítico de satisfação e retenção.
6. O líder tem e comunica uma visão de futuro. Desde os tempos remotos que a comunicação de uma clara visão de futuro capaz de integrar e comprometer as pessoas é um elemento indispensável da liderança.
7. O líder gerencia muito bem. A gestão faz parte da liderança. Líderes efetivos são gerentes efetivos. Os gerentes efetivos são líderes efetivos.
8. O líder precisa ter como objetivo ser o melhor do mundo. Veja bem, do mundo. A mediocridade é letal. O melhor do mundo é o único modelo de negócios sustentável. Na nossa era digital, as pessoas podem buscar o melhor valor de qualquer lugar do mundo, a apenas um clique. Não pense em seu concorrente tradicional do passado, agora ele está em qualquer lugar do mundo.
9. O líder ouve e observa com a intensidade de um artista. Ouvir é a habilidade principal em um mundo baseado em relacionamento. Desenvolva habilidades e concentração para aprender a ouvir e observar com o foco de um ator, um escritor, um pintor.
10. O líder faz mais perguntas do que responde. Perguntas são a base da construção dos relacionamentos, que são estreitados a partir da empatia.
11. O líder precisa ser bom negociador e influenciador. As partes interessadas internas e externas nunca tiveram tanto acesso e poder. O resultado é o fim da idade do chefe. O chefe está extinto. O líder agora tem que ter a habilidade de um político e disposição para negociar o tempo todo.
12. O líder se comunica muito bem. Reconheça que a comunicação é parte de tudo o que você faz. As habilidades de comunicação não podem ser delegadas ou terceirizadas. Você é sua imagem e a sua mensagem. Das mídias até as tradicionais reuniões, você precisa se fazer entender muito bem na comunicação de seu propósitos e ações.
13. O líder colabora para criar valor. A pessoa mais inteligente da sala é sempre a sala. Pense, ouça, fale e aja de forma colaborativa.
14. O líder precisa criar um ecossistema estimulante. Tenha um conselho pessoal de conselheiros. Procure mentores. Conecte-se com as pessoas realizadoras por meio das mídias sociais. Trate de se manter conectado e muito bem informado.
15. O líder precisa aprender com as gerações anteriores. O que você está aprendendo com as outras gerações? Agora até quatro gerações diferentes de pessoas convivem na sua organização e fora dela, e todas têm voz. O melhor a fazer é ouvir e aprender com todas.
16. O líder aprende com outras culturas. O mundo inteiro de clientes e concorrentes está a um clique do seu mouse. Portanto, comunique-se e colabore com eles onde eles estão. Não espera que eles venham até você.
17. O líder aprende com falhas e erros públicos. No passado os erros e falhas ficavam restritos ao ambiente interno da organização. Não é mais assim, agora é tudo público. Para o bem e para o mal.
18. O líder precisa ser um experimentador. A inovação inclui pistas falsas e falhas, e o fracasso de hoje pode ser a base do avanço de amanhã.
19. O líder precisa quebrar limites e silos onde quer que seja. Não deixe que as limitações de imaginação, experiência ou cultura organizacional dos outros limitem a sua capacidade de servir e de realizar.
20. O líder precisa ser otimista no discurso e nas ações. O otimismo ou o pessimismo transparece nas palavras e atitudes das pessoas, mas principalemte dos líderes. O líder precisa ser assertivo e otimista nas suas posições.
21. O líder é entusiasmado. O entusiasmo contamina as pessoas. Aproxima e conquista as pessoas, facilita o diálogo e o acordo.
22. O líder precisa ser muito adaptável. O valor gerado pela sua atuação é determinado pela sua capacidade de evoluir muito rapidamente e na mesma velocidade de mudança do nosso tempo. E não reclame, porque os seus desafios são muito menores do que as gerações anteriores.
23. O líder protege sua saúde física, mental e espiritual. Sua saúde é a base da sua atuação, do seu serviço. Proteger a sua saúde é um dever moral da mais alta ordem para com todas as pessoas que você se relaciona e de alguma forma precisam de você.
24. O líder pensa e atua como um artista. A liderança é uma arte. Faça de cada aspecto da sua experiência uma parte da sua evolução.
25. O líder atua para garantir a integridade. A soma de suas partes pode ser unida em um todo que somente você pode criar. Só você.
Cursos relacionados:
Desenvolvimento Gerencial
Liderança e Gestão de Pessoas
Negociação e Gestão de Conflitos
Governança da Gestão de Pessoas
Dimensionamento da Força de Trabalho – DFT
Meritocracia e Reconhecimento
Gestão por Competências