Uma pessoa pode ser treinada para ser inovadora?
Ser inovador é uma habilidade que pode ser desenvolvida ou um traço de personalidade?
Alguns acreditam que certos tipos de personalidade são mais propensos a serem criativos e inovadores. A pesquisa sobre este tema parece apoiar essa ideia.
Adaptado de Tendayi Viki do original Can Innovation Be Learned?
A clássica teoria da personalidade descreve cinco grandes traços de personalidade: abertura à experiência, consciência, extroversão, amabilidade e neuroticismo.
Desses cinco traços, a abertura à experiência foi correlacionada positivamente com a tolerância à ambiguidade. A pesquisa também mostra que ter uma tolerância à ambiguidade está fortemente correlacionado com a inovação empreendedora.
Isso ocorre porque durante os estágios iniciais de qualquer empreendimento inovador há altos níveis de incerteza sobre se a ideia funcionará e como funcionará.
Diante dessas descobertas, pode-se ficar tentado a deduzir que certos tipos de personalidade são mais adequados à inovação, portanto, as pessoas não podem ser ensinadas ou aprender a ser inovadoras. Mas isto é errado!
Ao longo da última década, os movimentos Agile, Lean Startup e Design Thinking desenvolveram metodologias que permitem que equipes de inovação gerem ideias de forma sistemática.
Em seguida as equipes selecionam as melhores ideias, projetam propostas de valor e modelos de negócios, identificam premissas e riscos positivos e negativos, testam e fazem experimentos capazes de comprovar ou não as premissas para, por último, promover quantas iterações forem necessárias ao desenvolvimento de protótipos.
O livro Business Model Generation, de Alex Osterwalder, é um dos principais impulsionadores desse movimento.
As sessões de ideação que normalmente são consideradas o domínio dos altamente criativos, podem ser projetadas para obter a melhor participação de pessoas de vários tipos de personalidade!
A inovação bem-sucedida não é apenas ser criativo e se sentir confortável com a incerteza. As equipes de inovação precisam seguir processos sistemáticos para encontrar propostas de valor de interesse dos clientes e modelos de negócios que sejam escaláveis e lucrativos.
É por isso que incentivamos as organizações a formar equipes multifuncionais para trabalhar em projetos de inovação.
Há um papel e espaço para todos os tipos de personalidade no processo de inovação!
Isso oferece uma oportunidade para os líderes criarem o contexto, os processos e as ferramentas certos para que os inovadores prosperem.
O ambiente que criamos na nossa organização impacta o comportamento das pessoas tanto quanto suas próprias características.
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