Por que os projetos de transformação falham? Entenda os motivos!
A cada dia que passa, as organizações vêm se preocupando ainda mais com a transformação digital. Muitas vezes, ela é incentivada internamente, mas quando isso não acontece, ela é ressoada pela concorrência, que parece estar sempre um passo à frente. E parece que a organização está sempre correndo atrás.
Porém, alcançar a maturidade para uma plena transformação digital na organização nem sempre é tão simples quanto parece. É preciso ter um plano estratégico para o processo, e contar com parceiros dentro e fora da companhia é essencial.
Original no blog bossabox.com
Adaptado por Joel Solon Farias Azevedo
Segundo pesquisa do Boston Consulting Group (BCG), 70% das transformações digitais nas organizações não são consideradas bem-sucedidas, um número alarmante diante da importância desse assunto no mundo dos negócios.
Com base nessa pesquisa, reunimos os principais motivos pelos quais os projetos de transformação digital falham. Confira!
Os objetivos da transformação digital não foram bem definidos
Em qualquer ciclo de planejamento de projeto o início é a definição de objetivos. E com a transformação digital não é diferente.
Por ser muito amplo e essencial para a sobrevivência dos negócios, essa avalanche de inovação corre o risco de iniciar repentinamente, sem a devida estratégia prévia.
Muitas das organizações que responderam à pesquisa da BCG afirmaram sentir dificuldade de ter um monitoramento eficaz do progresso da transformação digital em direção aos resultados esperados. Porém, ao tentar fazer esse acompanhamento, percebe se que a maioria delas não tinha uma definição clara de quais as reais expectativas da companhia ao iniciar sua trajetória rumo ao digital.
A alta administração não entendeu ou não está convencida da necessidade
As organizações que iniciam seus processos de transformação digital de forma segregada — sem a colaboração de todas as áreas, mesmo aquelas não relacionadas à tecnologia e inovação — também tendem a ter problemas durante e após sua conclusão.
Isso porque o comprometimento da liderança, patrocinadores e partes interessadas é essencial para a mudança de cultura da organização, que precisa partir daquelas pessoas que tomam decisões até atingir todas que colaboram com a organização.
Para isso, a área de inovação precisa ser reconhecida pelo seu potencial estratégico, permeando todos os setores e conseguindo o comprometimento mútuo da gestão para que as transformações ocorram como esperado e possam beneficiar todos os aspectos da organização.
A experiência do cliente não está no centro
Mais do que convencer a alta administração, o objetivo da transformação digital não pode perder de vista seu maior ativo: o cliente.
A jornada do cliente ou cidadão deixou de ser linear e passou a ter inúmeros pontos de contato. Isso significa que as organizações precisam garantir uma boa experiência ao seu cliente independentemente do canal que ele escolhe. É aí que entram as estratégias multicanal, que passam a ter o cliente como ponto de partida para qualquer tomada de decisão, orientando o serviço ou produto, preço e custo e comunicação em favor dele.
Logo, se um projeto de transformação digital não considera, em primeiro lugar, as dores do seu cliente, ele provavelmente não trará o resultado esperado.
A equipe responsável não está devidamente capacitada
A implantação de talentos de alto calibre é fator determinante para o sucesso do projeto de transformação digital nas organizações. Equipes preparadas precisam ter mais do que conhecimento técnico em tecnologia. Elas devem ter habilidades para impulsionar os times a adotar mais rapidamente as soluções desenvolvidas, tornando se agentes de transformação na organização.
Além disso, devem fazer melhor uso dos recursos disponibilizados pelas organizações, aplicando metodologias ágeis e garantindo, assim, que a direção correta seja seguida antes, durante e depois da entrega do projeto.
Os modelos de negócios estão ultrapassados
Transformação digital não deve ocorrer somente da porta para fora. Isso significa que não basta passar a imagem de uma organização inovadora. É preciso verificar se existe a necessidade de mexer no modelo de negócio ou fazer adaptações nele.
Nesse sentido, o desenvolvimento de produtos digitais pode ser um aliado.
Mais do que isso, adotar uma cultura a favor da inovação é importante e garante que os negócios planejem sua própria obsolescência para manter seu produto relevante na nova economia.
O uso de dados ainda é segregado
Transformação digital não acontece sem data driven – cultura de dados. Muitas das organizações falham em suas iniciativas de disrupção por não utilizarem esse recurso como fonte para a tomada de decisão, e acabam esquecendo da importância de usar seus dados de forma unificada como fonte de informação primária.
Logo, o uso de plataformas digitais é primordial para direcionar os próximos passos rumo à transformação digital, seja ela em nível de comunicação, produto e/ou cultura.
Por mais complexa que possa parecer, a transformação digital é um caminho sem volta para as organizações, que dependem desse importante passo para se manterem relevantes em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo. Porém, ela precisa ter suas bases bem edificadas para garantir que esse processo desafiador gere bons resultados a médio e longo prazo.
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