O que são custos fixos, variáveis, diretos e indiretos?

Quando você estiver estimando um projeto, poderá ouvir falar nos termos “custos fixos e variáveis”.

Custos variáveis

Os custos variáveis são aqueles que variam relativamente ao número de unidade utilizada. O custo variável mais óbvio em um projeto é o relativo à contratação de mão-de-obra. Quanto mais horas, você alocar por um contratado, mais custo terá o seu projeto.

É importante compreender os custos fixos e os variáveis para o seu projeto e o impacto no projeto quando você acrescentar ou diminuir as horas dos recursos temporários. Muitas vezes, os custos dependem de recursos específicos, por exemplo: Um funcionário fixo pode ter um custo hora de R$ 50,00 (mais benefícios) e um temporário similar pode ter um custo hora de R$ 90,00.

em tenstep.com.br

Custos fixos

Os custos fixos basicamente não alteram, ou seja, os valores são “fixos” não importando os recursos que estão sendo utilizados no projeto. Por exemplo, se você está construindo uma casa, os custos relacionados ao material, como tijolos e concreto serão os mesmos quando o projeto for aprovado pelo contratante e o contratado. Se você terceirizar uma parte do seu projeto, por um preço fixo, este custo se tornará um custo fixo dentro do projeto (Não importando se o trabalho terminará dentro do prazo estimado ou não, porque o custo aprovado entre o contratante e o contratado antes de iniciar os trabalhos do projeto é fixo).

Custos diretos

Seu projeto poderá ter uma combinação de custos diretos e indiretos. Os custos diretos são atribuídos diretamente ao projeto. Estes são os tipos de custos que você é mais familiarizado.

Exemplo: Estes tipos de custos são:

  • Os custos associados aos profissionais envolvidos na execução do projeto
  • As fontes do projeto
  • Os custos associados aos recursos externos

Custos indiretos

Os custos indiretos são custos organizacionais ou empresariais. É possível que o projeto tenha que criar um orçamento para estes tipos de custos, mas isso não é uma prática comum. Exemplo: Estes tipos de custos são:

  • Custos com água
  • Custos com o aquecimento e com o condicionamento de ar

Normalmente, estes tipos de custos são alocados e gerenciados no nível organizacional. Você poderá ver que a sua equipe de projeto usa uma parcela destes recursos, mas são incluídos no orçamento normalmente em nível organizacional. Entretanto, em alguns projetos, poderá ser necessário criar e gerenciar um orçamento por um percentual destes tipos de custos em seu projeto. A combinação de todos os projetos incluirá um orçamento suficiente para cobrir estas despesas comuns.

Cursos relacionados:
Gerenciamento de Projetos
Escritório de Projetos – PMO
Mapeamento de Processos
Escritório de Processos – BPMO
Simplificação de Processos
Escritório de Valor – VMO

Conte com a ProValore para melhorar os processos de gestão da sua organização
Cadastre-se em nosso informativo e receba o eBook Planejamento Estratégico para a Transformação em 2025

eBook 2025 ProValore

Nós não fazemos spam!
Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Posts Similares