Curso Governança de TI
Objetivos
Compreender as vantagens de adotar modelos consagrados de governança de TI nas organizações
Compreender os modelos de governança e gestão de TI recomendados e utilizados pelas organizações de destaque a nível mundial
Compreender a operacionalização da governança por meio de comitês gestores de alto nível que integram todas as partes interessadas na organização
Compreender as diferentes atribuições e responsabilidades da governança e da gestão nas organizações, os processos de governança da gestão de TI e os papéis dos intervenientes externos e internos da governança
Sugestões de formatos, período e duração nas turmas fechadas para a sua organização
Presencial, com duração mínima sugerida de três e máxima de cinco dias úteis consecutivos
Híbrido, com um encontro presencial no início ou no final e o restante à distância, online ou não
A distância, online e/ou assíncrono
Público-alvo
Administradores, conselheiros, gestores e profissionais que atuam ou atuarão na governança de TI e nas instâncias externas ou internas de apoio à governança de TI.
Metodologias ativas e interação
No ensino presencial, a distância ou híbrido, são aplicadas metodologias ativas conduzidas por instrutores/tutores de nível sênior, que promovem a reflexão e a análise crítica dos problemas e soluções a partir da realidade dos treinandos. A interação e a discussão síncrona ou assíncrona ocorrem no nível individual e em grupo no ambiente virtual de aprendizagem a partir do conteúdo multimídia disponibilizado e das atividades realizadas.
Programa
Módulo 1 – Governança Corporativa e Governança de TI
Cenário da Gestão Corporativa
Problemas que podem ocorrer
Governança Corporativa
Governança Corporativa no Brasil
Papel da TI na Governança Corporativa
Linhas de Ação da Governança Corporativa de TI
Módulo 2 – Governança de TI e Gestão de TI
Governança de TI é diferente de Gestão de TI
Falta de Alinhamento entre a TI e o Negócio
Troca de Experiências: falta de alinhamento
Grau de Maturidade da TI
Como tornar a TI eficiente
Módulo 3 – Serviços, Processos e Projetos
O que é um serviço
Serviços Internos e Externos
Utilidade e Garantia
Provedores de TI
Macroprocessos, Processos e Atividades
Mapeamento de Processos
Gerenciamento de Programa, Portfólio e Projetos
Troca de Experiências: lista de gaps de TI nas organizações
Módulo 4 – Planejamento Estratégico e Plano Diretor de TI
BSC – Balanced Scorecard
Acórdãos TCU 1603/2008, 2308/2010, 3051/2014, 3117/2014, 882/2017 e 508/2018
Resolução CNJ Nº 370/2021
Produtos: Plano Estratégico de TI e Plano Diretor de TI
O que funciona e o que não funciona?
Módulo 5 – Segurança da Informação
Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade
Valor, Ameaça, Vulnerabilidade, Impacto, Risco
Processo de Segurança da Informação
Estratégias de Proteção
Produto: Política de Segurança da Informação
O que funciona e o que não funciona?
Módulo 6 – Atendimento ao usuário
Catálogo de Serviços
Acordo de Nível de Serviço
Produto: Mapeamento de Processos e Atribuições (Requisição, Incidente, Problema)
O que funciona e o que não funciona?
Módulo 7 – Desenvolvimento de Sistemas e Infraestrutura de TI
Como funcionam os Sistemas
Como são desenvolvidos os Sistemas
Modelo MPS.BR
Infraestrutura dos Sistemas
Gerenciamento de Mudança
Produto: Processo de Desenvolvimento de Sistemas
Produto: Processo de Gerenciamento de Mudança
O que funciona e o que não funciona?
Módulo 8 – Terceirização, Contratações e Fornecedores
Quando e o que terceirizar
IN 04/2014 MP/SLTI
Produto: Processo de Contratações de TI
Produto: Processo de Gerenciamento de Fornecedores
O que funciona e o que não funciona?
Módulo 9 – Estrutura Organizacional e Comitês
Estrutura Organizacional de TI
Comitê de Governança de Tecnologia da Informação
Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação
Comitê de Segurança da Informação
Comitê Consultivo de Mudanças
Produto: Modelo de Estrutura Organizacional e Comitês
O que funciona e o que não funciona?
Módulo 10 – Políticas e Regulamentações internas indispensáveis
Política de Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação
Política de Segurança da Informação
Política de uso dos equipamentos
O que funciona e o que não funciona?
Módulo 11 – Aprofundamento: Principais Normas e Modelos de Apoio
Acórdãos TCU 1603/2008, 2308/2010, 3051/2014, 3117/2014, 882/2017 e 508/2018
Resoluções CNJ 90/2009, 182/2013 e 211/2015
Instrução Normativa 04/2014 MP/SLTI
BSC – Balanced Scorecard
Cobit 5
ITIL v3 2011
MPS.BR
PMBOK 6
ISO 20.000
ISO 27.000
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Dados da empresa
ProValore Consultoria de Gestão e Treinamento Gerencial Ltda.
CNPJ 12991627/0001-30 Inscrição Estadual 0756215400151
SCLRN 705 Bloco E Loja 08 – CEP 70730-555 – Asa Norte – Brasília – DF
Turmas fechadas
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Informações de contato
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E-mail: [email protected]
Diretor: Joel Solon Farias de Azevedo
Fone/WhatsApp: 61 981113586