Artigos

diferença preço e valor

The Value Management Office (VMO) – Escritório de Gestão de Valor

“Não tente se tornar um homem de sucesso, mas tente se tornar um homem de valor” – Albert Einstein Toda melhoria é mudança, mas nem toda mudança é melhoria. As organizações geralmente mudam porque querem melhorar sua vantagem competitiva. Como damos à organização e a nós mesmos a melhor chance possível de sucesso? A mudança…

Entenda o que é Gestão de Mudanças Organizacionais em 7 princípios básicos

O tema Gestão de Mudanças nunca foi tão relevante nas organizações como nos últimos anos. Milhões de dólares em investimentos fracassados nos projetos de transformação digital e as repercussões da pandemia nos mostraram que toda empreitada, para ser bem-sucedida precisa de alto engajamento e o mínimo possível de resistência dos stakeholders. Original em gestaomudanca.com Fator humano…

provalore consultoria desenvolvimento gerencial

Gestão de desempenho não é rotular funcionários

Avaliar os funcionários só para rotulá-los não leva a nada. É preciso transformar a ferramenta mais importante do RH em uma prática contínua de desenvolvimento. por Tatiana Sendim na Exame São Paulo – Quando a Natura decidiu incluir a sustentabilidade entre os seus indicadores de desempenho, foi considerada arrojada e inovadora pelos especialistas em gestão de pessoas. Afinal,…

personograma

A Lei de Parkinson e o Princípio de Peter – sua organização também tem amigograma e personograma?

Se você é um pouquinho mais cascudo em estratégia e gestão, já sabe que as coisas nem sempre funcionam da forma planejada, por conta da influência da cultura organizacional e todos os seus defeitos. Em teoria, a organização atrai, agrega, desenvolve, aplica, mantém e desenvolve as pessoas mais adequadas às atividades da organização. Em teoria….

negociação

25 habilidades essenciais de liderança do século XXI

Veja as 25 habilidades (capacidades que podem ser aprendidas, refinadas, cultivadas, melhoradas constantemente) de liderança para o século XXI, segundo James M. Strock: Este texto é uma adaptação livre da resenha do livro Serve to Lead, de James M. Strock, publicada em https://servetolead.org/25-essential-21st-century-leadership-skills/ A liderança tem algo de continuidade dos modelos anteriores mas tem muita novidade…

procrastinação

A curiosa ‘lei’ que explica por que reuniões inúteis e burocracia dominam as organizações

“O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização”. Foi o que o historiador naval e escritor britânico Cyril Northcote Parkinson (1909-1993) escreveu em um artigo bem-humorado e paradoxal para a revista The Economist em 1955, sem imaginar que este princípio seria citado inúmeras vezes por pessoas frustradas no mundo todo….

diferença preço e valor

ISO 9001:2015 – Requisito 10 Melhoria: Generalidades

A organização deve determinar e selecionar oportunidades para melhoria e implementar quaisquer ações necessárias para atender a requisitos do cliente e aumentar a satisfação do cliente. por Monise Carla em http://www.blogdaqualidade.com.br/iso-90012015-requisito-10-melhoria-generalidades-parte-2/ Antes de tudo, vamos ver o que fala o item:  Criando um Sistema de Melhoria No item 10.1 generalidades, vemos que as empresas não devem…