Artigos

gráfico evolução

Critérios para geração de indicadores

Ao criar um indicador, devemos ser bastante criteriosos para garantir a disponibilidade de dados e resultados mais relevantes no menor tempo possível e ao menor custo. Principais critérios para criação de indicadores: Critérios Descrição (O indicador deve…) Seletividade ou importância Captar uma característica-chave do produto ou do processo a que se refere Simplicidade e clareza…

burocracia excessiva

10 dicas para diminuir a burocracia na organização

Normas, processos, autorizações, formulários e rotinas: toda organização séria, grande ou pequena, precisa de um certo grau de burocracia para se manter organizada e funcional. O problema é quando cada uma dessas etapas acaba se mostrando excessiva. Quando isso acontece, trava a produtividade, desmotiva os funcionários e irrita os clientes. O que é burocracia? A…

diferença valor e preço

Desvendando o Gap entre Estratégia e Execução com o Project Management Office e o Value Management Office

Por que ter um PMO? O Escritório de Gerenciamento de Projetos, ou PMO, como costuma ser chamado, é comumente encontrado em organizações onde o gerenciamento de projetos é o principal meio pelo qual a mudança nos negócios é realizada. Na verdade, basta um ou dois grandes fracassos em projetos para que os executivos percebam por…