Artigos

competitividade

As dez causas mais comuns de fracasso em projetos

por Joel Solon Farias de Azevedo, PMP, CBPP Projeto é uma intervenção na realidade para melhorá-la, realizado por pessoas e com objetivos e recursos específicos num determinado tempo. Simples, não? De jeito nenhum. Aparentemente sim, mas o gerenciamento de projetos esconde diversas armadilhas para os mais novos, menos experientes ou mais afoitos. Gestores de processos…

trabalho híbrido

A importância dos sistemas de gestão ao criar uma cultura de trabalho híbrido

Os sistemas de gestão reforçam os pontos mais valorizados pela empresa. Ao adotar o trabalho híbrido, é preciso entender as funcionalidades de cada sistema e planejar adaptações necessárias Original de Liliane Moura na revistahsm.com.br Nos últimos dois anos, o home office deixou de ser algo limitado a um grupo seleto de trabalhadores. Mas, ao contrário…

semana de quatro dias

As pessoas estão amando o maior teste de quatro dias da semana de trabalho do mundo

Três meses e meio atrás, o maior teste de quatro dias de semana de trabalho do mundo até hoje começou no Reino Unido. Mais de 3.300 funcionários de 70 empresas diferentes – incluindo desde grandes corporações a pequenos bares de bairro – começaram a receber 100% de seu salário por trabalhar 80% de sua agenda…

piloto automático

4 Principais usos da IA no Gerenciamento de Projetos

Os gerentes de projeto estão sob pressão persistente para conciliar várias tarefas e lidar com prioridades concorrentes. Hoje, quando estão em constante busca por ajuda, o papel da inteligência artificial no gerenciamento de projetos não pode passar despercebido. Apenas pense nisso. Você delega algumas partes do trabalho ao seu assistente inteligente que pode analisar grandes…

gráfico evolução

Critérios para geração de indicadores

Ao criar um indicador, devemos ser bastante criteriosos para garantir a disponibilidade de dados e resultados mais relevantes no menor tempo possível e ao menor custo. Principais critérios para criação de indicadores: Critérios Descrição (O indicador deve…) Seletividade ou importância Captar uma característica-chave do produto ou do processo a que se refere Simplicidade e clareza…

burocracia excessiva

10 dicas para diminuir a burocracia na organização

Normas, processos, autorizações, formulários e rotinas: toda organização séria, grande ou pequena, precisa de um certo grau de burocracia para se manter organizada e funcional. O problema é quando cada uma dessas etapas acaba se mostrando excessiva. Quando isso acontece, trava a produtividade, desmotiva os funcionários e irrita os clientes. O que é burocracia? A…