Artigos

trabalho em equipe

Chefe e líder: conheça as características e o perfil de cada um!

As organizações buscam profissionais que tenham como competência a liderança para que, desse modo, consigam gerenciar equipes e processos de forma eficiente. Mas, quando se fala nesse tipo de habilidade, quais características vêm à sua mente? É preciso distinguir líder e chefe, pois, embora o dicionário descreva definições semelhantes para ambos os termos, cada um…

reunião remota híbrida

Cultura de inovação: o que líderes precisam saber

Em minhas interações vejo líderes ainda bastante reticentes quando o assunto é cultura de inovação. Natural, pois a maior parte das empresas está vivendo hoje uma jornada de transformação, que pode ser bastante complexa do ponto de vista de cultura. Na busca por tornar seu negócio principal sustentável ao mesmo tempo em que exploram novas oportunidades de mercado,…

diferença valor e preço

O que é a cadeia de valor da inovação e como identificá-la

Pensar na inovação em organizações vai além de definir programas e desenvolver novos produtos. É preciso entender e sistematizar como ela consegue gerar valor para o negócio. Existem diversas definições de inovação na bibliografia, uma das mais recentes, e que sintetiza bem, é a de Hargadon: “A inovação é mais do que ter boas ideias,…

comunicação eficaz

5 dicas simples de sucesso na gestão de projetos

Gerir projetos é uma arte. Por Joel Solon Farias Azevedo, diretor da ProValore O problema A grande maioria das organizações são hierárquicas e com estruturas verticalizadas e operacionais. Consequentemente, insistem em tocar seus projetos com gerente com pouca autoridade ou com cargo acumulado e equipe formada a partir de critérios técnicos.Pior ainda, muitas organizações ainda…

reunião remota híbrida

O Business Case – Caso de Negócio/ Análise de Viabilidade

em tenstep.com.br É muito difícil de comparar e priorizar os projetos de diferentes tipos em um Portfólio. Como podemos comparar facilmente os projetos do departamento financeiro com os projetos do departamento de vendas, os projetos do departamento de RH com os do departamento de TI? Todos os projetos envolvem algum benefício, mas não é fácil…

Agilidade

Metodologias ágeis: Ágile, Lean e Design Thinking

O que são metodologias ágeis? Trabalhar no desenvolvimento de projetos de forma rápida, flexível e adaptável é o que propõem as metodologias ágeis. Diferentemente do modelo de gestão tradicional de projetos, no qual os produtos são desenvolvidos em escopos muito bem definidos, as metodologias ágeis possibilitam que as equipes envolvidas nos processos consigam lidar com…