Artigos

cruzamento com muitos caminhos

Os 8 erros da mudança

Ela pode aparecer como um processo de reengenharia, pode ser a redução de custos através de corte de pessoal (downsizing). Muitas vezes, ela se disfarça de transformação cultural. E, em determinadas oportunidades, vem como uma fusão ou como uma aquisição. Existem infinitas formas de mudanças internas que, por sua vez, respondem a mudanças externas. Mas em que…

complexidade

A Ideologia Central da Empresa e a Estratégia: Missão, Valores e Visão

Por Nei Grando, em neigrando.wordpress.com “Se você não sabe para onde vai, todos os caminhos te levam para lugar nenhum.” – Henry Kissinger “Por trás de toda empresa de sucesso existe uma estratégia eficaz.” – Michael Cusumano Introdução Gosto de alinhar teoria e prática, planejamento e ação. Sempre gostei de desenvolver negócios e projetos complexos…

classes de custos

O que são custos fixos, variáveis, diretos e indiretos?

Quando você estiver estimando um projeto, poderá ouvir falar nos termos “custos fixos e variáveis”. Custos variáveis Os custos variáveis são aqueles que variam relativamente ao número de unidade utilizada. O custo variável mais óbvio em um projeto é o relativo à contratação de mão-de-obra. Quanto mais horas, você alocar por um contratado, mais custo…

trabalho remoto

Inteligência emocional: as expectativas das organizações em relação aos líderes

Nos corredores corporativos e nas salas de reuniões, a discussão sobre o que constitui um líder eficaz é constante. Enquanto algumas teorias enfatizam traços de personalidade específicos, como carisma ou determinação, uma característica se destaca como fundamental em um mundo em constante mudança: a inteligência. Não se trata apenas do QI, mas de um conjunto…

diferença valor e preço

Outros tipos de desperdícios

O conceito de desperdício está diretamente relacionado ao conceito de valor. Aliás, gerar desperdício é a medida inversa de gerar valor. por Guilherme Henrique Magrini, em LinkedIn Pulse O conceito de valor, por sua vez, está relacionado diretamente à ótica do cliente. É valor, tudo o que está relacionado à expectativa do cliente em relação…

Cliente satisfeito

Como a simplificação de processos organizacionais aumenta a produtividade

Pode parecer simples, mas vamos começar entendendo o que é simples: Simples: o que não é múltiplo, duplo ou desdobrado em partes. Quando se fala em simplificação de processos temos por objetivos reduzir atividades aumentando a eficiência e o valor percebido pelo seu cliente. Vamos a um exemplo?Se tem um voo direto para o seu…