A importância da Cadeia de Valor para o BPM
Você sabe como a sua empresa funciona? Como são os seus processos? O que você entrega de valor para o seu cliente? Sua empresa entende claramente seus processos e seus resultados? Sua empresa está organizada em processos?
por Maique Selau Inacio no Linkedin Pulse
Se sua resposta foi negativa para uma ou mais destas perguntas não se desespere, é possível mudar este cenário.
Em 1916 Henry Fayol criou a teoria Clássica da Administração trazendo às empresas 14 princípios, entre eles a divisão do trabalho: “Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção e aumentando a produtividade.”
Este conceito foi importante para o resultado das empresas, realmente trouxe produtividade e ganho de escala: Uma vez que os funcionários se especializaram em algumas atividades a qualidade e velocidade destas pôde ser medida e aprimorada aumentando a produtividade. Mas, esse conceito levou as empresas a se organizarem em departamentos “isolados” que perderam a visão sistêmica do negócio. Com cada vez mais pessoas dedicadas às tarefas específicas, as empresas foram se tornando verdadeiros silos departamentais. Atualmente não é raro ouvir de executivos afirmações como: “Na nossa empresa a comunicação é um desafio.”; “Onde trabalho há várias empresas dentro da mesma empresa.”; “Nas nossas reuniões demoramos muito para chegarmos à um consenso.”
E agora, quem poderá nos ajudar?
Com mais de um século desde Fayol as empresas contemporâneas sofrem com equipes que trabalham desalinhadas em departamentos com metas/objetivos distintos e na crença de que a soma das pequenas partes bem executadas resultará em um todo com qualidade.
Se esta afirmativa é verdade por quê temos problemas de qualidade? Por quê temos clientes insatisfeitos? Se minha empresa tem certificações de qualidade onde estamos errando?
Criada em 1985 por Michael Porter a Cadeia de Valor representa um agrupamento de atividades ligadas por “elos” e em uma sequência lógica que permitem a entrega de valor para o cliente. Resumida em uma página a Cadeia de Valor expressa como a empresa está organizada por meio dos seus processos, sem considerar a organização funcional (organograma), mas considerando a visão dos processos que permeiam esta estrutura e não respeitam as “barreiras” entre as áreas. A partir da Cadeia de Valor foi possível entender como os processos empresariais estão organizados para entregar valor para o cliente.
A Cadeia de Valor e o BPM
O BPM (Business Process Management – Gestão de Processos de Negócio) tem como um dos seus pilares o Foco do Cliente, ou seja, como o cliente vê a empresa e qual é a sua percepção sobre a sua entrega de valor. Isso faz com que esta disciplina e a Cadeia de Valor estejam diretamente ligadas para produzir valor para o cliente e aumentar a diferenciação da organização frente aos seus concorrentes. Ora, se a minha empresa entende o seu cliente e trabalha seus processos para entregar cada vez mais valor, logo ela se diferencia dos concorrentes e destaca-se no mercado.
Portanto a Cadeia de Valor é uma ferramenta poderosa que, além de “quebrar” os silos departamentais promove uma visão sistêmica do negócio. Agora sim, uma empresa com pessoas especialistas em atividades distintas, mas que aplicam todo o seu conhecimento e habilidades para um bem maior – atender aos processos e gerar valor para o cliente. Mas, somente ter a Cadeia de Valor, explicitada e publicada não causa esta transformação. Os colaboradores estão há tanto tempo trabalhando em seus pequenos “feudos” que um esforço de mudança de cultura precisa ser implementado.
A partir da explicitação da Cadeia de Valor iniciativas de Gestão de processos de negócio precisam ser iniciadas para mudar a percepção dos colaboradores quanto às suas tarefas e propósito dentro da organização. Significa dizer que a Cadeia de Valor é o primeiro passo para entender todos os processos empresariais (ponta a ponta) e poder aplicar as ferramentas de BPM para transforma-los em processos que entregam maior valor para o cliente gerando diferencial competitivo.
A partir deste primeiro nível de processos mapeados (Cadeia de Valor) é possível identificar o desempenho dos processos ponta a ponta e priorizar os projetos de BPI (Business Process Improvement – Melhoria de Processos de Negócio). Utilizando critérios definidos os processos ponta a ponta são priorizados e ferramentas de BPM são aplicadas a eles para transforma-los em processos mais simples, eficientes e eficazes sob o Foco do Cliente (o que realmente é valor percebido por ele).
A Cadeia de Valor resolverá todos os seus problemas?
Não mas, juntamente com o BPM, é o primeiro passo de uma jornada que levará a sua empresa à excelência em produtos e serviços gerando alto valor agregado para seus clientes.
Ahh!!! E o lucro? Você tem alguma dúvida que o lucro é consequência??
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