Governança de Processos
A governança de processos é uma das mais importantes dimensões para o sucesso da Gestão por Processos em uma organização, pois sem uma estrutura de governança é extremamente difícil atingir algo além de pequenas e pontuais melhorias.
A Governança orienta, direciona a gestão de processos. Como a Governança de TI direciona a Gestão da TI e de seus serviços.
Fazem parte da governança de processos: a elaboração, implantação, controle e revisão de políticas , diretrizes, regras, procedimentos, ferramentas e instrumentos que orientam a gestão de processos.
Faz parte também da Governança a atualização constante das definições de papéis e responsabilidades. É necessário que a gestão por processos aconteça de forma ágil, atuando como uma engrenagem que faz a “roda” da gestão por processos “girar”, aplicando o nosso conhecido PDCA.
Quando pensamos em Gestão de Processos pensamos em estratégia, modelagem, fluxos, melhoria, gestão, indicadores, ferramentas…
Estes fatores não podem ser vistos ou tratados de forma isolada, é preciso uma orquestração de todos eles, na Governança de Processos.
por Monica L A V Pires em http://ideiasbpm.blogspot.com.br/2011/08/governanca-de-processos.html
É papel da Governança habilitar, orientar e direcionar a gestão de processos envolvendo a organização e esclarecendo o que deve ser feito, quem e como fazer; preencher vácuos e gaps entre estratégia e execução, promovendo alinhamento da gestão de processos com o negócio e os resultados esperados; e alinhando também as partes interessadas, papéis e responsabilidades necessárias a BPM.
Para clarear um pouco mais, a Governança de Processos consiste na definição, disseminação e controle da Gestão de Processos com relação:
- Aos objetivos, princípios, orientações, controles e limites decisórios;
- Às normas de organização e estruturação;
- À definição de Papéis e Responsabilidades;
- À forma de avaliação e controle a fim de aproveitar oportunidades de melhorias e inovação na forma de realizar o trabalhos);
- Manter a definição de papéis e responsabilidades às necessidades da Organização, que significa promover a distribuição de papéis e responsabilidades relacionadas à gestão por processos.
Pode-se dividir as responsabilidades da Governança em três níveis, que podem ser exercidas e coordenadas por um Escritório de Processos:
- Condução direta, execução e controle dos processos.
- Coordenação, facilitação e visão geral da efetividade da gestão por processos.
- Assegurar a integridade da gestão por processos em toda a organização.
Artefatos gerenciados e produzidos pela Governança de Processos:
- Cadeia de Valor, como direcionador da Gestão de Processos
- Metodologia de gestão de processos
- Regras e papéis que estruturam e organizam o funcionamento da Gestão de Processos
Elementos da Governança:
- Estratégia e Objetivos
- Papéis da Governança e na governança
- Divisão de Tarefas
- Estrutura e critérios para escalonamento – priorização de projetos e processos
- Padrões e Instrumentos – Metodologia e Ferramentas
- Mecanismos de controle e avaliação – verificar conformidades, qualidade
Percebemos que a Governança de Processos, assim como a Governança de TI, está inserida no contexto de Governança Corporativa.
Desta forma vale lembrar:
Para a organização privada:
“Governança Corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.” IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
Para a organização pública:
Governança no setor público compreende essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.
Cursos relacionados:
Gerenciamento de Projetos
Escritório de Projetos – PMO
Mapeamento de Processos
Escritório de Processos – BPMO
Simplificação de Processos
Escritório de Valor – VMO