Cenários da transformação digital para 2026
Os cenários da transformação digital para 2026 serão moldados principalmente pela consolidação da inteligência artificial para automação de processos, a hiperconectividade e uma ênfase crescente na segurança cibernética e sustentabilidade digital.
Principais cenários de transformação
Uso de inteligência artificial em nível avançado e multiagente
A inteligência artificial deixará de ser apenas uma ferramenta de análise e de uso limitado ou pessoal para se tornar uma força de trabalho colaborativa.
Os sistemas multiagentes serão expandidos substancialmente na automação de tarefas, com a utilização de múltiplos agentes de inteligência artificial, com atuação especializada tanto a nível individual com tarefas especificas e também de forma coordenada, integrada e colaborativa para juntos resolverem rapidamente problemas complexos que, no passado eram demorados e passavam por muitas pessoas.
Automação e hiper convergência
A automação, que já tem um papel central nas operações e TI e negócios, tende a ser massificada, visando melhorar o desempenho e a satisfação com redução de tempo e custos, menos erros e mais eficiência.
As soluções de infraestrutura hiper convergentes serão cada vez mais adotadas para simplificar e escalar rapidamente as operações com mais agilidade, mais previsibilidade e mais confiabilidade.
Ciber segurança preventiva
A segurança digital segue sendo prioridade máxima, em função do aumento da quantidade e da sofisticação dos ataques. Será necessário um foco ainda maior na segurança cibernética preventiva e na proteção de dados, com monitoramento contínuo para garantir a continuidade dos negócios. Será necessário também o planejamento prévio e a preparação de contingência para a gestão de crises e rápida recuperação de desastres.
Hiper conectividade
A internet das coisas já é realidade com o 5G e a sua expansão e o 6G permitirão uma conectividade ultrarrápida que há pouco tempo não era nem imaginada. Tal realidade abre caminho e possibilitará para novas aplicações até como cidades inteligentes e indústria e logística totalmente integradas e inteligentes.
Sustentabilidade digital
As organizações necessitarão, cada vez mais, adotar práticas digitais sustentáveis com foco na eficiência energética e redução de desperdícios.
Governança de dados descentralizada
As organizações precisarão adotar estratégias e arquiteturas distribuídas, espelhadas e redundantes como o estágio futuro e seguro posterior ao mainframe, sistemas legados e on premisse, como condição para melhoras a gestão, a conformidade e o desempenho dos negócios.
Investimentos e impacto
A tendencia forte de substituição de legados e mainframe pela nuvem sem mantem e se acelera. Os custos de nuvem e de inteligência artificial tendem a cair ainda mais com a massificação de uso a nível mundial.
Mercado de trabalho e mão de obra especializada
Estão e seguirão em alta as profissões nas áreas de ciência e análise de dados e desenvolvimento de software low code, principalmente com a integração de multiagentes.
Cursos relacionados:
Gestão da Inovação
Transformação Digital
Gestão da Mudança
Gestão de Riscos
Gestão de Indicadores – KPIs
Design Thinking
Gerenciamento de Projetos
Escritório de Projetos – PMO
Mapeamento de Processos
Escritório de Processos – BPMO
Simplificação de Processos
Escritório de Valor – VMO
