Como começar um programa de inovação?

No mercado altamente dinâmico e competitivo, a importância de investir em inovação é cada vez mais evidente.
No entanto, ainda assim, não raramente, alguns gestores atrasam o início desse processo por não saberem nem mesmo por onde começar.

Diante disso, o pontapé inicial poder ser estruturar um programa de inovação, permitindo que as boas ideias nasçam e consigam se desenvolver dentro da organização, para assim promover resultados concretos para o negócio.

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Então, considerando a relevância do tema, nas próximas linhas, entenda o que é um programa de inovação e os seus principais aspectos, qual é a sua importância, os benefícios mais marcantes e como colocá-lo em prática, a partir de uma espécie de passo a passo. Continue a leitura e fique por dentro!

O que é um programa de inovação?

Em uma definição simples, um programa de inovação no contexto organizacional pode ser entendido como um conjunto de práticas e iniciativas que objetivam a promoção de novas ideias dentro da organização. Sua finalidade é implementá-las posteriormente, de modo estratégico, em modelos de negócio novos.

Ou seja, pode-se dizer que um programa de inovação corporativo visa a colocar a organização em um patamar de inovação. Dessa forma, aumenta o seu valor no mercado por meio de melhorias aplicadas aos seus serviços e/ou produtos e aos seus processos.

Na prática, porém, não se trata somente de gerar ideias, mas sim, de reunir as sugestões mais criativas — que provêm tanto do ambiente interno quanto do ambiente externo — e, então, torná-las poderosas ferramentas para a evolução da oerganização rumo aos objetivos almejados.

Qual é a sua importância?

Inicialmente, é interessante ressaltar que um programa de inovação envolve a análise e a pesquisa de mercado, que são as suas bases de atuação. Uma abordagem mais ativa é adotada, em vez de somente aguardar pelo surgimento de uma grande ideia.

Nesse contexto, a sua grande importância reside, principalmente, no fato de que a inovação passa a ser uma atividade consistente e alinhada aos objetivos organizacionais gerais, considerando tanto os avanços nos processos internos quanto o que abrange as soluções da marca.
Nesse momento, é imperativo apontar dois propósitos principais de um programa de inovação:

  1. garantir que as iniciativas que estão em andamento na organização conversem entre si, trocando descobertas para o impulsionamento mútuo;
  2. produzir e colocar à prova um crescente número de ideias que apresentem um potencial transformador, não somente em grande escala, mas também, nos processos mais rotineiros.

Então, a partir do momento em que esses propósitos são atingidos, é possível estabelecer fundações em prol de um crescimento sustentável. Desse modo, a organização não depende exclusivamente de uma próxima grande ideia para manter a sua vantagem competitiva no mercado ou para explorar um nicho novo.

Nesse sentido, os principais benefícios que se tornam perceptíveis são:

  • elevação dos níveis de produtividade, a partir do desenvolvimento de processos e ferramentas com mais eficiência;
  • redução de custos a partir da adoção de novos meios de produção mais eficazes e com menos desperdícios e falhas;
  • aumento da qualificação da força de trabalho, à medida que os profissionais desenvolvem novas competências para garantir o sucesso dos projetos nos quais estão envolvidos;
  • aumento do engajamento dos colaboradores, que terão mais razões para vestir a camisa da organização ao verem as suas ideias serem colocadas em ação;
  • aumento da colaboração entre departamentos variados, com a promoção de trocas que incentivarão um ecossistema de inovação ainda mais intensificado.

Como começar um programa de inovação na organização?

Antes de abordar, efetivamente, o passo a passo, é essencial destacar que a inovação não deve ser limitada a um único departamento da organização. Na verdade, precisa permear todas as áreas — e todas as atividades — do negócio.

Além disso, existem várias ações imprescindíveis para o desenvolvimento e para a consolidação de um programa de inovação, que possibilitam, por exemplo, a assimilação de uma cultura organizacional inovadora.

A seguir, listamos as principais.

Estimule o intraempreendedorismo

Um profissional que traz para a organização inúmeras ideias e soluções é, na verdade, um empreendedor com um expressivo potencial de contribuir para o crescimento da organização. A partir dessa compreensão, torna-se mais fácil entender por que o intraempreendedorismo e a inovação andam lado a lado.

Portanto, busque ao máximo estimulá-lo, já que se trata de um fator fundamental para o desenvolvimento de um programa de inovação corporativo.

Promova uma mudança na cultura organizacional

A cultura organizacional é um elemento capaz de determinar a velocidade do processo de inovação de uma organização. Afinal, pouco adianta ter um quadro de pessoal composto por profissionais criativos e com um espírito empreendedor, se não houver um ambiente em que o seu potencial possa ser concretizado.

Nesse contexto, é válido destacar que não existe uma fórmula mágica. Então, não haverá uma dinâmica específica que será aplicada com sucesso em todos os empreendimentos. No entanto, existem alguns elementos que funcionam bem em todos os casos, como:

  • abertura à comunicação;
  • criação de espaços formais de troca;
  • critérios bem definidos para a tomada de decisão.

Invista na capacitação dos times

Um último passo imprescindível é priorizar a capacitação dos colaboradores que compõem a sua força de trabalho para que eles compreendam amplamente o conceito de inovação no contexto organizacional. Com isso, podem desenvolver as competências e habilidades necessárias para colocar em prática os seus conhecimentos.

Lembre-se de que ter ideias — embora seja importante — não basta. Um quadro de pessoal capacitado estará mais propenso a perceber oportunidades e buscar soluções novas para problemas persistentes, e para sugerir ideias que realmente poderão fazer a diferença.

Um programa de inovação é um meio de estruturação e de envolvimento de toda a organização, da liderança aos liderados, em um processo de evolução que seja bem direcionado e concreto. Assim, pode-se dizer que é uma ferramenta com poder de transformar a inovação corporativa em uma atividade contínua e consistente, assegurando que todo o negócio esteja bem alinhado em prol desse propósito.

E sua organização? Já percebeu a importância da inovação? Está aproveitando as oportunidades de mudança?

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