5 Principais Desafios da Comunicação Interna
Você sabe quais são os principais desafios da comunicação interna? Quais são as maiores barreiras para o sucesso desta área? Quais são as principais dificuldades que você enfrenta como comunicador?
Neste post, vamos mostrar os 5 principais desafios da Comunicação Interna segundo o relatório de 2017 realizado pela Gatehouse, chamado “State of the Sector – Internal Communication and Employee Engagement”.
Vamos lá?
A Gatehouse é uma agência especializada em comunicação com os colaboradores do Reino Unido. Ela pesquisa anualmente a opinião dos profissionais de Comunicação Interna sobre diversas questões relacionadas a área.
No relatório de 2017, obtiveram mais de 450 respostas de comunicadores de organizações do mundo todo, desde empresas com alguns milhares de colaboradores até outras com mais de 50.000 funcionários.
Mais de 62% dos participantes informaram serem responsáveis exclusivamente pela Comunicação Interna nas organizações em que trabalhavam.
Original em https://endomarketing.tv/desafios-da-comunicacao-interna/#.XKOW3Zj0k2w
No gráfico abaixo vemos suas percepções com relação às maiores dificuldades que enfrentam para alcançar o sucesso da Comunicação Interna em suas empresas.
Você concorda com esses resultados? Esses também são os principais problemas que você enfrenta na empresa em que trabalha?
Abaixo, vamos falar um pouco mais dos 5 primeiros desafios da Comunicação Interna listados neste relatório.
1 – Falta de Habilidade de Comunicação do Líder Imediato
Incluir e desenvolver as lideranças no processo de comunicação é um dos maiores desafios enfrentados pelas equipes de Comunicação Interna do mundo todo. No relatório do ano passado este item também foi citado como a principal barreira para o sucesso da área.
Na pesquisa de tendências da Comunicação Interna, realizado pela Ação Integrada com empresas do Brasil, este também foi listado como o principal desafio para os profissionais de CI.
Essa é a maior dificuldade do setor pois engajar e capacitar os líderes para serem agentes da comunicação é um trabalho contínuo.
A participação da liderança no processo de comunicação é estratégica para conectar os colaboradores e os objetivos organizacionais. Mas para que haja esse fluxo de informação, os líderes têm que estar dispostos e saberem se comunicar.
Uma pesquisa que reflete a importância da figura das lideranças na percepção dos Colaboradores é a que foi realizada pela International Association Of Business Communicators (IABC).
Nela, os dados apontam que a percepção da empresa aos olhos dos colaboradores se desenvolve respectivamente com base na liderança (55%), no processo (30%) e nos veículos formais (15%).
A boa notícia é que houve queda no percentual que este desafio representa em relação ao relatório do ano passado, de 59% para 52%. Os comunicadores estão utilizando cada vez mais canais e táticas para alcançar a liderança, seja face-a-face ou por meios digitais.
2 – Tecnologias Ultrapassadas
“Tecnologia interna inadequada para os objetivos da empresa” foi listado como o segundo maior desafio da Comunicação Interna de 2016.
Segundo o relatório, 49% dos comunicadores consideram ultrapassadas as tecnologias utilizadas para se comunicar com os colaboradores.
Isto mostra que, apesar da adoção crescente dos canais digitais mais modernos como a Rede Social e a TV Corporativa, ainda há muitas empresas que não investem o suficiente em ferramentas de comunicação adequadas.
E isto está diretamente ligado à quarta principal barreira enfrentada que veremos mais adiante, a “Falta de Recursos e Investimentos” no setor.
3 – Falta de Participação Estratégica
A falta de participação estratégica do departamento de Comunicação Interna sempre foi um grande desafio do setor. Além de ocupar a terceira posição no relatório da Gatehouse, também foi listado como um dos principais desafios na pesquisa nacional feita pela Ação Integrada.
Esta dificuldade está diretamente relacionada com a percepção que a diretoria tem em relação à importância da Comunicação Interna para a empresa.
E como já falamos no post “5 passos para mostrar o valor da Comunicação Interna”, o papel que este departamento desenvolve na empresa é de extrema importância.
Esta baixa percepção de valor por parte da diretoria, muitas vezes é resultado da dificuldade que os profissionais da área têm para mensurar e acompanhar os indicadores da Comunicação Interna.
Estes indicadores devem estar ligados à objetivos estratégicos da empresa. É preciso definir metas que vão além de apenas “distribuir comunicados”.
E essa mensuração deve ser focada nos resultados. Ao invés de mensurar quantas pessoas clicaram em um e-mail enviado, por exemplo, mensure a diferença que a mensagem fez em termos de atitudes, comportamentos ou de conhecimento.
4 – Falta de Recursos e Investimentos
Apesar de estar na quarta posição, este talvez seja o desafio da Comunicação Interna mais evidente.
Assim como o desafio anterior, o principal motivo que causa a falta de investimento no setor é a baixa percepção de valor por parte da alta gestão.
O resultado disso é uma equipe reduzida de Comunicação Interna que acaba ficando sobrecarregada de tarefas e com tecnologias ultrapassadas para alcançar os colaboradores.
Em empresas menores, essa realidade é ainda mais difícil. Geralmente não há um responsável exclusivo para CI e a responsabilidade tende a ser absorvida por áreas relacionadas.
5 – Alcançar Todos os Colaboradores
Colaboradores de difícil acesso, que trabalham em campo ou no “chão de fábrica”, acabam ficando “desconectados” da empresa, o que representa um grande problema para todos.
Por isso, alcançar estes colaboradores requer uma estratégia exclusiva por parte da equipe de Comunicação Interna.
Os funcionários de campo podem ser alcançados por uma rede social ou uma App da empresa, por exemplo, enquanto que os trabalhadores das linhas produtivas podem ser conectados através da TV Corporativa.
No nosso post “Como a comunicação pode alcançar o “Chão de Fábrica””, você pode analisar melhor os vários canais possíveis para se comunicar com este público específico.
Além disso, o time de CI precisa de um esforço extra para se aproximar da vivência desses colaboradores e entender qual a melhor forma de estabelecer esta comunicação, como a especialista em comunicação Beatriz Pivotto escreveu em seu artigo no Linkedin.
Conclusão
Uma das principais funções estratégicas da Comunicação Interna é alinhar os esforços dos colaboradores com os objetivos da organização.
Para que isso aconteça, o processo comunicacional dentro da empresa deve ser executado de forma eficaz, e a equipe de CI tem que estar atenta aos desafios encontrados pelo caminho.
É importante estar ciente dessas barreiras e de como superá-las, mesmo que para isso muitas vezes haja dependência de outras pessoas ou departamentos.
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