Chefe e líder: conheça as características e o perfil de cada um!

As organizações buscam profissionais que tenham como competência a liderança para que, desse modo, consigam gerenciar equipes e processos de forma eficiente. Mas, quando se fala nesse tipo de habilidade, quais características vêm à sua mente?

É preciso distinguir líder e chefe, pois, embora o dicionário descreva definições semelhantes para ambos os termos, cada um deles atua na organização de forma diferente.

Quais são as características de um chefe?

O chefe é aquela pessoa que manda, pois tem uma postura de impor ordens e centralizar as atividades. Ainda muito comum em organizações, é um profissional autoritário que, apesar de exigir muito dos colaboradores, se mantém longe deles, ou seja, tem dificuldades de comunicação.

Além disso, apresenta um perfil coercitivo, de colocar medo em sua equipe. Quer o resultado a todo custo, sem se preocupar com a melhor maneira de delegar tarefas ou de conhecer o talento de cada um.

O chefe não dá feedbacks aos colaboradores e também pode ter dificuldades ao lidar com críticas. Por isso, o clima organizacional tende a ficar mais tenso. Por isso, o chefe em geral não é uma figura bem-vista nas organizações.

Original no blog HSM University

Quais são as características de um líder?

Esse profissional confia no trabalho da equipe, preza pela comunicação — sabe como dar e receber feedbacks, e como ouvir diferentes pontos de vista — e tem habilidade para fazer a gestão de conflitos.

Existem algumas estratégias-chave que todo grande líder incorpora em seu comportamento:

  • abrir mão do discurso autoritário;
  • ser atencioso com os membros da equipe (procurando mentorar em vez de supervisionar);
  • facilitar a comunicação aberta;
  • alinhar as expectativas dos funcionários com as suas.

Quais são as diferenças entre um líder e um chefe?

Muitas! A começar pela relação com a equipe: um líder de verdade é aquele que sabe inspirar e motivar os seus colaboradores. Está sempre próximo e, dessa maneira, conhece o potencial de cada um, o que facilita no momento de delegar tarefas.

Os chefes, por outro lado, tendem a “empurrar” os funcionários a seguir decisões tomadas por ele, em vez de dirigi-los. Esse tipo de gestor pode acabar obrigando os funcionários a trabalharem sem orientação e expectativas.

Os verdadeiros líderes apresentam ideias e trabalham ao lado de seus funcionários. Eles comunicam claramente os objetivos à equipe e suas ações visam atingir as metas em conjunto.

Sendo assim, quando uma equipe tem confiança em um líder, este fato pode ajudar a melhorar a cultura da equipe e motivar os funcionários a contribuírem com o trabalho.

Neste contexto, mais uma das características de um chefe que diferem das dos líderes é a capacidade de ouvir. Bons líderes priorizam a opinião de seus funcionários, em vez de falar acima deles. Isso porque eles entendem o valor de buscar e incorporar as visões de outras pessoas nos processos inovativos e de tomada de decisão.

Os chefes tendem a dominar as conversas. Eles esperam que os funcionários ouçam e cumpram seus comandos a qualquer custo. Apesar de ele ter autoridade para dar ordens, essa atitude pode ser desmotivadora para aqueles funcionários que desejam ser valorizados por seus conhecimentos e habilidades, já que não se sentem ouvidos ou representados na organização.

Como se tornar um líder de sucesso?

Quem busca ter sucesso como líder precisa esquecer a imagem autoritária e mandona, porque isso ficou no passado e não combina mais com a dinâmica das organizações. Por outro lado, ele deve ser um profissional que sabe trabalhar junto à sua equipe e precisa ter:

  • empatia para lidar da melhor forma com os colaboradores;
  • determinação na tomada de decisões;
  • flexibilidade para se adaptar bem às mudanças;
  • organização no trabalho;
  • proatividade, demonstrando iniciativa e sabendo como se antecipar a diferentes cenários;
  • visão sistêmica do negócio;
  • competência e habilidade para negociar;
  • capacidade para identificar e reter talentos.

Os líderes entendem que intimidar os funcionários e tentar controlá-los não funciona em nenhum ambiente. O medo leva à dúvida, à baixa moral e à perda de produtividade. Como realizar uma gestão de talento eficaz dessa forma?

Líderes inteligentes inspiram confiança, entusiasmo e empatia, mostrando confiança em seus funcionários para que tomem decisões por conta própria.

Por fim, um bom líder é aquele que está sempre de olho nas tendências e aberto a novos aprendizados, realizando cursos para o seu aprimoramento profissional e pessoal. Com essa postura, também tem a preocupação de motivar a sua equipe a se qualificar constantemente.

Qual é o impacto da liderança no clima organizacional?

A liderança eficaz é cada vez mais importante no ambiente corporativo, tendo em vista que excelentes funcionários estão deixando grandes organizações por terem que lidar com chefes em vez de líderes. De acordo com um estudo recente desenvolvido pela Robert Half, 49% dos profissionais entrevistados deixaram o emprego por causa de um chefe ruim.

Não estamos falando apenas de motivação, mas a troca de chefes por líderes também pode afetar (positivamente) a produtividade e a qualidade do trabalho de uma organização. Isso porque a autoridade de um chefe vem de sua posição, enquanto a autoridade de um líder vem de sua capacidade de influenciar outros.

Um chefe normalmente atua para garantir que os funcionários sigam as regras da organização, enquanto um líder encoraja os outros a pensarem por si mesmos para alcançar os fins desejados.

Sendo assim, o chefe precisará dar ordens para instruir os outros sobre o que fazer, mas um líder facilita a comunicação interna e pode inspirar os outros a encontrar o melhor caminho a seguir, enquanto os motiva a maximizar seu potencial.

Quando se trata de liderança, é imprescindível conhecer as características de um chefe e de um líder, sabendo separar as posturas de ambos. Quem quer trabalhar na condução de equipes e gestão de negócios deve se aprimorar constantemente para exercer essa competência da melhor forma.

Cursos relacionados:
Desenvolvimento Gerencial
Liderança e Gestão de Pessoas
Negociação e Gestão de Conflitos
Governança da Gestão de Pessoas
Dimensionamento da Força de Trabalho – DFT
Meritocracia e Reconhecimento
Gestão por Competências  

Conte com a ProValore para melhorar os processos de gestão da sua organização
Cadastre-se em nosso informativo e receba o eBook Planejamento Estratégico para a Transformação em 2025

eBook 2025 ProValore

Nós não fazemos spam!
Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Posts Similares