8 segredos de gestão para uma liderança virtual eficiente

Com tantas pessoas trabalhando em casa, a necessidade de fortes habilidades de liderança virtual nunca foi tão grande.

Como líderes podem motivar a equipe em trabalho remoto?

O que é liderança virtual?

A liderança virtual é uma forma de gestão onde os times são liderados por meio de um ambiente de trabalho remoto.
Assim como acontece na liderança tradicional, os líderes virtuais se concentram em motivar os funcionários e ajudar as equipes a cumprirem seus objetivos.

Mas será que as habilidades exigidas na liderança tradicional são as mesmas que na liderança virtual? Não exatamente.
Os líderes virtuais precisam de competências diferentes, já que a comunicação da equipe não é feita pessoalmente, mas por meios remotos e virtuais.

Por Larissa Gracietti no FeedZ

Para te ajudar, vamos ver agora os 8 segredos para uma liderança virtual eficaz.

Liderança virtual remota

1. Comunicar-se de forma eficiente

Como não existe interação física na liderança virtual, o tom de comunicação e feedback podem se perder no meio do caminho se você não tomar cuidado.
Ou seja, como você não consegue expressar a linguagem corporal quando está trabalhando de casa, você pode sentir que explicou muito bem determinado assunto quando, na realidade, os liderados não entenderam muita coisa.
Para evitar isso, seja claro e forneça detalhes e orientações suficientes para evitar ambiguidades e eliminar qualquer confusão.

Outro ponto importante é usar os canais apropriados para a comunicação e definir expectativas sobre como seus vários canais de comunicação serão usados.
Informe aos colaboradores quando é apropriado fazer uma reunião em vez de um anúncio rápido. Ninguém gosta de participar de reuniões de uma hora que poderiam ter sido um email, né?

Por exemplo, aqui estão algumas ferramentas de comunicação:
Mensagens instantâneas: programas como Slack, Discord e Teams são melhores para necessidades de comunicação rápida, como verificar o status de algum projeto ou fazer perguntas.
Email: quando você precisa comunicar algo a ser referenciado mais tarde, como mensagens ou orientações longas e detalhadas.
Vídeo: conecte-se cara a cara por meio de vídeo quando o email ou as mensagens instantâneas não são suficientes para expressar exatamente o que você deseja comunicar.

2. Não microgerenciar

Como líder, você precisa confiar em seus funcionários, independentemente de estar com eles pessoalmente ou remotamente.
Mas, como líder remoto, essa confiança se torna ainda mais importante. Não fazer microgerenciamento é uma das prioridades do gestor remoto.

Muitas empresas, inclusive a Feedz, adotaram além do home office, a prática de horários flexíveis.
Nesse caso, os colaboradores podem gerenciar seus horários da melhor maneira. Se alguém tirar algumas horas para assistir a apresentação de seu filho na escola ou ir ao supermercado, tá tudo certo.

Na verdade, é ótimo que os colaboradores façam essas coisas, vivam suas vidas e também trabalhem. O que importa são as entregas, pois o esperado é que os funcionários encontrem a melhor maneira de fazer os resultados acontecerem.

3. Ser acessível

Um líder de time virtual deve ser facilmente acessível e estar disponível para os membros da equipe. Funciona mais ou menos como ter uma política de portas abertas em um escritório físico.
Infelizmente durante o trabalho remoto muitas lideranças se afastaram de suas equipes, em um momento onde são mais essenciais do que nunca.

Muitos líderes apenas distribuem tarefas. Isso não funciona para uma equipe remota. Liderar equipes que estão fisicamente separadas exige que você feche essa lacuna, esteja presente e realmente se preocupe — não só com as entregas, mas também com a saúde mental e física dos liderados.
Informe a equipe que você está disponível para conversar e apoiá-los, sempre que precisarem.

4. Desenvolver inteligência emocional

Um líder com alta inteligência emocional desenvolve relacionamentos mais fortes e capacita sua equipe para evoluir.
Nesse sentido, construir relacionamentos fortes é uma das coisas mais importantes que um líder remoto pode fazer. Conexões mais fortes melhoram a cultura, a colaboração e o engajamento na empresa.
Os líderes que desenvolvem continuamente sua inteligência emocional estão mais bem preparados para superar situações desafiadoras e inspirar os seus liderados.

A inteligência emocional é composta por quatro componentes principais:

  • autoconsciência
  • consciência social
  • autogerenciamento
  • gestão de relacionamento

Todos os componentes são igualmente importantes e podem beneficiar tanto os líderes quanto os colaboradores.

5. Manter a motivação

A motivação é essencial para liderar uma equipe virtual. Pois, se você realmente acredita na sua marca, a motivação vai ser passada para a sua equipe.
Se você acha que existem alguns problemas em sua marca, produto ou serviço, tente abordá-los com pessoas que possam resolver esses problemas.

Fale com eles de forma aberta e honesta e tente corrigir quaisquer problemas e, posteriormente, mude sua percepção da marca.
Em seguida, concentre-se nos pontos positivos da empresa e fale desses pontos com a sua equipe virtual.

Seja produtivo também. Por exemplo, você pode manter uma meta de responder aos e-mails de forma rápida e completa, manter o entusiasmo e agradecer às pessoas pelo seu trabalho.
Esse tipo de atitude motivadora e positiva fará com que os membros da equipe queiram dar o melhor de si pela empresa.

6. Ser consistente

Ninguém gosta de trabalhar para um líder que sempre muda de ideia ou se comporta de maneira imprevisível.
O time fica tenso, sempre questionando um líder imprevisível, enquanto trabalha para entregar o que acha que o líder deseja.
Por isso, é preciso ser previsível e transparente para definir processos, práticas e comportamentos claros e compreendidos.

Essas práticas também precisam ser cultural e regionalmente sensíveis ao trabalhar além das fronteiras das cidades, o que significa que o líder de uma equipe virtual amplamente distribuída também precisa ser visto de forma diferente por diferentes partes da equipe.

Essa necessidade de ter várias “personalidades” culturais sutilmente diferentes pode ser um desafio para muitos, mas fundamentalmente essas diferentes personalidades precisam ser facetas honestas da personalidade natural do líder.

7. Ter clareza

Os membros da equipe devem ter uma compreensão clara do que se espera deles. Quando uma equipe virtual está trabalhando em um projeto, há perguntas que você pode fazer a si mesmo como líder para garantir a clareza.
Esses incluem:

  • Existe uma divisão clara de tarefas?
  • Cada membro da equipe entende claramente qual é sua tarefa específica?
  • Cada colaborador conhece o processo para alcançar os resultados?
  • Os prazos foram entendidos?

8. Tomar boas decisões

Todos os líderes precisam ser tomadores de decisão eficazes, mas aqueles que lideram em um ambiente virtual podem precisar trabalhar mais para entender as partes interessadas e coletar os fatos essenciais para tomar uma decisão informada.
É preciso seguir uma estrutura estratégica e ter certeza de que levaram tudo em consideração antes de decidir sobre um curso de ação.

Conclusão

De forma resumida, aqui estão alguns dos principais segredos de gestão para uma liderança virtual eficaz:

  • Se comunicar regularmente com todos os membros de suas equipes;
  • Garantir que todos os canais de comunicação sejam usados ​​para um propósito claro;
  • Conduzir reuniões virtuais com alto nível de energia, mantendo as discussões sob controle;
  • Apoiar os membros da equipe na superação de obstáculos e quedas na motivação;
  • Fornecer clareza e direção por meio de conversas de feedback;

Agora que cobrimos as principais habilidades de uma liderança virtual, pense em qual área você poderia melhorar em sua própria liderança, bem como em toda a equipe de liderança dentro de sua organização.

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