O papel do líder na organização
por Patrícia Pessotti em RH.com.br
O papel do líder na organização é imprescindível, uma vez que se faz necessário que a empresa tenha um caminho a percorrer em busca de objetivos satisfatórios. Portanto, o líder faz a integração dos liderados na execução dos seus trabalhos, favorecendo uma aprendizagem mais consistente, significativa e se aproximando da realidade da organização, tornando suas tarefas dinamizadas.
Dessa forma, a organização precisa redimensionar suas atividades, a fim de promover a interação entre os liderados e os líderes, melhorando e propiciando uma relação de diálogo, debates sobre determinados temas referentes à organização de maneira a incentivá-los para um comportamento social e baseado na ética profissional.
Observa-se nas empresas a necessidade de uma liderança que esteja preparada para a realidade que perpassa o espaço organizacional de maneira contextualizada, para instigar a capacidade de transformar uma equipe bem melhor a cada dia de trabalho.
Cabe à organização como espaço de aprendizado:
– Reconhecer a importância dos líderes, saber identificá-los e propiciar o desenvolvimento humano, para conquistar melhores resultados através dos desafios que surgem.
– Estar preparada para as frustrações, para os problemas diários e não desanimar. Incentivar as pessoas para enfrentar esses problemas, conscientizando-as da necessidade de mudança.
– É preciso ser um educador, acreditar no potencial das pessoas, dando liberdade e autonomia para colocar seus projetos em prática, construindo um ambiente favorável e agradável para realizar suas atividades organizacionais.
As lideranças, por sua vez, conseguem agregar valor à organização através do respeito e da humildade, que são os princípios da sabedoria. Se quiserem manter as organizações e as equipes bem-sucedidas, para enfrentar os obstáculos que existem no mercado, é preciso saber trabalhar esse fator organizacional.
É preciso, ainda, comunicar-se diretamente com a equipe. Ao perceber que o líder é uma pessoa comprometida e que se preocupa em delegar tarefas de uma forma clara e objetiva, a equipe torna-se mais confiante. Nesse sentido, as lideranças devem buscar estrategicamente desenvolver equipes de alto desempenho que sejam capazes de assumir tarefas e ter competência suficiente para realizá-las com foco nos objetivos organizacionais.
Saber quando e como fazer críticas para melhorar o desempenho de cada um, resolver os conflitos existentes, dar e receber feedback, estar disposto a aprender e ensinar a equipe são peculiaridades essenciais a todos os líderes. Uma organização será competitiva quando aprender que o papel das lideranças é fundamental para o alcance de objetivos.
Desenvolver uma relação de confiabilidade e de comportamento ético é importante, para influenciar as equipes, despertar suas forças competitivas, sensibilizá-las para criar estratégias nos pontos e desenvolver de cada pessoa e de tornar o ambiente organizacional mais harmonioso.
As organizações que querem ter um diferencial de mercado devem atuar para conseguir atingir a fase da maturidade, precisam estimular o comprometimento e a produção de resultados por meio da sinergia dos esforços de cada membro da equipe para fazer a diferença e contarem com times coesos no âmbito organizacional. Nesse sentido, as lideranças devem buscar estrategicamente desenvolver equipes de alto desempenho, que sejam capazes de assumir uma tarefa e ter competência suficiente para realizar suas atividades sempre com foco voltado para os objetivos corporativos.
Diante das mudanças que acontecem no mercado em que a competição é altamente acirrada, faz-se necessário que os líderes das organizações encontrem caminhos para desenvolver o potencial das pessoas.
Vale ressaltar que as algumas pessoas que atuam como líderes possuem consciência da importância de liderar e têm a capacidade de influenciar a equipe para o crescimento da empresa. Para isso, é preciso que conheçam o cenário em que atuam para alcançar o sucesso.
Quando os líderes se comunicam de maneira eficiente, conseguem obter relacionamentos positivos dentro do ambiente de trabalho por meio das observações que eles fazem com relação às pessoas lideradas. Eles consegue, ainda, o poder de empatia que visa agregar valores que podem ser transformados em ambiente positivo para todos dentro da organização, com intuito de solucionar os conflitos e a resistência que existe entre os liderados. A percepção é valor indispensável para o alcance do sucesso organizacional, devendo-se seguir um caminho orientado por um líder, já que é importante para sua manutenção no mercado competitivo e assim fazer a diferença.
Os responsáveis pelas equipes devem sempre fazer apontamentos, a fim de que os liderados possam otimizar seus trabalhos e estejam mais motivados a encontrar melhorias que sirvam para aumentar sua performance no ambiente de trabalho.
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