Assuntos delicados: como abordar nas relações de trabalho

Abordar assuntos delicados não deve ser um tabu no trabalho.
Até porque é importante que esse seja um ambiente que inspire confiança, motivação e transparência.
Líderes e liderados devem se sentir à vontade para conversar sobre questões aparentemente desconfortáveis, mas que não podem ser ignoradas ou deixadas de lado.
É preciso assegurar um espaço para o diálogo, a fim de evitar suposições errôneas, informações desencontradas, má comunicação e sentimentos como medo, angústia ou desconfiança.
Neste texto, vamos comentar algumas situações de assuntos delicados, mostrar que eles fazem parte da rotina de trabalho e trazer dicas sobre como abordá-los.

Assuntos delicados na rotina profissional

Embora evitar temas delicados possa parecer mais fácil do que falar sobre eles, isso pode prejudicar o potencial e a moral de uma equipe.
Afinal, a comunicação interna é parte importante do desenvolvimento e da reputação de uma empresa, e a sua equipe pode ser defensora, apoiadora e porta-voz da marca.

Isso vai acontecer se os funcionários estiverem em um ambiente onde se sintam respeitados, valorizados e ouvidos.

O dia a dia de profissionais não é feito apenas de reuniões sobre projetos, resultados e entregas, conversas leves em volta da mesa do café e troca de ideias a respeito de acontecimentos do cotidiano.

Dentre os assuntos delicados estão:
Código de vestimenta
Vocabulário desrespeitoso
Espaço de trabalho desorganizado ou sujo
Higiene pessoal
Demissões
Retornos indesejados
Mudanças ou cancelamento de projetos.

A boa notícia é que, com diálogo aberto, pode-se chegar a um meio termo e encontrar soluções.
E tem mais: iniciar uma conversa sobre um tema sensível não precisa ser uma prerrogativa do líder.
Colaboradores que sentirem a necessidade de abordar um assunto delicado podem e devem ter liberdade para fazê-lo com seus colegas ou chefes.

Como puxar um assunto delicado no trabalho?

Ao abordar assuntos delicados com sua equipe, você permite que todos expressem suas opiniões e sentimentos, resultando em um ambiente mais saudável, de entendimento e confiança.
E isso permite que, uma vez resolvido o problema, todos possam trabalhar melhor em colaboração uns com os outros e focar nas atividades de trabalho.
Existem algumas coisas que você pode fazer para iniciar uma conversa desse tipo, sendo a primeira delas se preparar, buscar informações, analisar e entender a situação, identificando pontos e argumentos.
Antes de começar, pense na forma como vai expor o assunto, seja direto, mas sem ser grosseiro ou desrespeitoso.
Ainda, considere criar estruturas para a conversa.
Você pode começar explicando o motivo dela, esclarecendo expectativas e definindo os rumos desse diálogo, criando momentos de fala e outros de escuta.
Após expor a situação, abra espaço para discussão, busque consenso e comunique a solução que encontrarem ao final do processo.

Como conversar sobre assuntos delicados

Veja algumas dicas de como conduzir uma conversa sobre assuntos delicados e como atingir uma solução:
Esclareça o objetivo da conversa
Exerça a empatia (coloque-se no lugar do outro)
Ouça com atenção (pratique a escuta ativa)
Mantenha controle do tom da conversa
Dê espaço à equipe para expressar sentimentos
Dê tempo para que processem a informação e formulem pensamentos
Controle suas emoções e evite respostas impulsivas
Considere os diferentes pontos de vistaNão faça promessas que não possa cumprir.

Por mais desconfortável que seja um assunto, abordá-lo com sua equipe é crucial para manter um ambiente produtivo.
Além disso, conversas sobre assuntos delicados podem resultar em feedbacks capazes de apoiar o desenvolvimento profissional da sua equipe.
Feedbacks ajudam a descobrir competências que precisam de atenção e podem guiar em direção aos objetivos profissionais.

Original de Kiko Campos no poderdaescuta.com

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